Funcionrios do Hospital Dom Pedro fazem paralisao em forma de protesto contra atrasos no repasse da Prefeitura de Feira

Nos próximos dias, o secretário Jorge Solla vai convidar o Dom Pedro e o município para buscar os diálogos necessários para melhorar as condições da unidade

Preocupados com a situação do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana, os funcionários da unidade realizaram, na manhã desta quinta-feira (18), uma paralisação simbólica de cinco minutos em forma de protesto sobre as péssimas condições de trabalho em que se encontram.

Problemas como salários atrasados e o não recebimento dos vales-transportes na data certa, fizeram com que enfermeiros, prestadores de serviços gerais e recepcionistas – com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana – interrompessem suas atividades e se dirigissem à frente do hospital para chamar atenção dos órgãos competentes e da população.

Segundo funcionários que não quiseram se identificar, os salários estão chegando com atrasos de quase um mês desde dezembro do ano passado, fazendo com que eles tenham complicações financeiras.

Ainda de acordo com os servidores, o dinheiro é depositado todos os meses pelo SUS na data correta, mas a prefeitura municipal não faz o repasse do valor à Santa Casa de Misericórdia, instituição mantenedora do hospital. Com isso, a direção da Santa Casa alega não ter condições de pagar os salários atrasados com recursos próprios e, por isso, precisa esperar a verba ser liberada pelo município.

Os vales-transportes, segundo funcionários, deveriam ser entregues no primeiro dia de cada mês, mas só são disponibilizados entre o meio e o final do mês. Há vales pendentes desde 2006 que até hoje não foram pagos.

De acordo com Antonio Correia, presidente do Sindicato, a categoria se reuniu com a diretora da instituição, Sandra Peggy, que prometeu solucionar o caso.

Na opinião do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT) – que solicitou que seu mandato acompanhasse de perto as negociações – é preciso sentar à mesa com município e Estado para definir o nível de ajuda de cada um, com vista a melhorar as condições do HDPA.

“Nós, do Estado, juntamente com o Governo Federal, temos ajudado, e não é pouco. Hoje temos fisioterapia, cardiologia e radioterapia e, logo, logo, teremos transplante de rins e de córneas. Tudo isso dentro do Dom Pedro, em sua maioria, com pagamento extra-teto e com recursos do Estado e da União. Mas, é preciso estabelecer o tamanho da conta do município para o hospital, que é muito importante para Feira e região, e tem funcionários que por muito tempo seguraram a história dessa importante unidade e merecem situação mais confortável do ponto de vista financeiro e profissional. Nossa disposição é ajudar e, nos próximos dias, o secretário estadual de Saúde Jorge Solla vai convidar o Dom Pedro e o município para buscar os diálogos necessários para melhorar as condições desta unidade hospitalar”, sinaliza Zé Neto.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323