Preocupado com a situação referente a doações de órgãos em Feira de Santana, o deputado Estadual Zé Neto promoveu uma reunião na ultima quarta-feira, 17, as 15:00h com o Secretario de Segurança Publica, Cesar Nunes, e a representante do CIHDOTT (Comissão Inter-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) a enfermeira Sonia Souza. A reunião teve como objetivo propor uma maior interação do Departamento de Policia Técnica com a comissão, visando melhorar as condições técnicas para a captação de órgãos doados.
Um dos pontos discutidos no encontro foi a demora que ocorre na liberação dos corpos pelo DPT às famílias dos doadores. Segundo Sonia muitos corpos demoram cerca de um dia e meio para serem liberados, quando poderiam demorar apenas algumas horas. “é uma grande dor para as famílias que além de perder um ente querido ainda tem que esperar muito tempo para poder enterrá-lo” afirma Sonia. Sem contar que o fato de não haver necropsia no turno noturno no DPT de Feira, cria dificuldades para a efetivação da doação.
Através desse primeiro encontro foi marcada para a próxima quarta-feira, 24, no hospital Cleriston Andrade uma nova reunião com representantes da comissão e os peritos médicos do DPT feirense para definir medidas de integração das partes envolvidas na doação e captação de órgãos visando a melhoria desse serviço que é de vital importância para toda a sociedade.
Estamos apenas cumprindo o nosso papel de interlocução em um tema que é realmente muito importante para a melhoria da vida de muitos que estão na fila de espera da doação”, afirma Zé Neto.
"