08
Mai
Deputado Zé Neto quer instalar CPI da Telefonia na Bahia, com intuito de investigar operadoras
O índice de satisfação do usuário referente a 2012, divulgado na segunda-feira (6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), caiu, demonstrando a piora na qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias, em comparação com a última pesquisa feita em 2002.
Móvel - A nota dada pelos clientes ao serviço de telefonia móvel pós-pago foi 53,7 (numa escala de 0 – muito insatisfeito – a 100 – muito satisfeito), ante a nota de 71,4 dada em 2002. Para o serviço de telefonia celular pré-pago, a nota foi 60, na pesquisa atual, e 77,5, há 10 anos.
Segundo a Anatel, a partir da nota 62,5 o usuário pode ser considerado satisfeito com o serviço.
Fixa - Em relação à telefonia fixa residencial, a nota foi 58,9 contra 72,1 da em 2002. A telefonia fixa não residencial recebeu avaliação 60, frente à nota 77,5 dada pelos usuários uma década atrás.
O serviço de telefonia pública (orelhões) foi o pior avaliado: recebeu nota 19,4, muito abaixo da avaliação de 2002 (44,6). Já o serviço de TV por assinatura via satélite foi um dos melhores avaliados: obteve nota 72,2, melhor que na avaliação de 2002 (71,6).
A TV por assinatura via rádio recebeu nota 60,7, ante 72 da pesquisa de 2002. A TV por assinatura a cabo foi avaliado com a nota 56,5 ante nota de 68,2 em 2002.
CPI da Telefonia na Bahia - O líder do maioria na Assembleia Legislativa na Bahia, deputado Zé Neto (PT), já deu entrada em pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar as prestadoras de serviço de telefonia móvel, fixa, TV e Internet em relação às elevadas tarifas cobradas. A comissão terá como objetivo também verificar o grave problema de má qualidade na prestação do serviço que tem gerado queda durante a utilização.