Clriston Andrade pode se tornar Hospital Universitrio. A proposta foi aceita por Solla e Z Neto na UEFS

“Eu gostaria muito que o Clériston Andrade fosse o nosso segundo Hospital Universitário. Vamos buscar mecanismos para viabilizar a transformação”, disse o secretário. A proposta foi feita pelo professor João Batista, do curso de Medicina

A reunião, promovida na tarde de hoje (8) pelo governo estadual, em um dos auditórios da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), para discutir com a comunidade acadêmica e profissionais da área a publicização do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) acabou rendendo além do esperado. Classificada pelo líder do governo como “a melhor das reuniões sobre o tema já realizadas até hoje”, a reunião trouxe uma nova proposta: a transformação do HGCA em um Hospital Universitário gerido pela UEFS.

Com a participação do Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos, representantes da Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia em Saúde e do Departamento de Saúde, além de estudantes e professores dos cursos em Saúde da universidade e de profissionais da área que atuam no município, o secretário Jorge Solla buscava, mais uma vez, aprofundar o debate com a classe a acadêmica, esclarecer as dúvidas e desfazer alguns equívocos no que se refere à publicização do hospital.

Solla fez questão de ressaltar que todos os hospitais do Estado geridos por Organizações Sociais (OS) continuam sendo 100% públicos e que é preciso buscar outras formas de contratação de profissionais que não excedam os limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário citou também os investimentos crescentes que o Estado tem realizado na área da Saúde, como a criação e ampliação de hospitais, a modernização dos equipamentos e melhores condições salariais. “Para quase todos os cargos em Saúde, o Estado paga mais e oferece melhores condições que o mercado privado. Nunca um membro da Sesab ganhou tanto quanto ganha hoje”, garantiu o titular da Sesab.

Quando o debate foi aberto, um dos professores do curso de Medicina, João Batista, além de elogiar o trabalho do secretário Jorge Solla e do governador Jaques Wagner, usou sua fala para propor que o HGCA se tornasse o Hospital Universitário da UEFS, proposta que teve boa aceitação entre os presentes, inclusive do secretário que demonstrou satisfação em sua concretização. “Eu gostaria muito que o Clériston Andrade fosse nosso segundo Hospital Universitário. Vamos buscar mecanismos para viabilizar a transformação”

Solla citou o Hospital Ana Nery, em Salvador, que passou a ser gerido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2007 e, segundo ele, pode ser usado como modelo. “Se a UEFS quiser que o Clériston Andrade seja o Hospital Universitário da UEFS no modelo que nós construímos o Ana Nery, pode contar com a nossa participação, entusiasmo, ousadia e apoio irrestrito”, afirmou.

O deputado Zé Neto enfatizou a importância de promover o debate, também se mostrou favorável à proposta e comprometeu-se em levá-la à bancada do governo para apreciação e lembrou que é necessária uma gestão autônoma, que possa resolver todos os eventuais problemas dentro de Feira de Santana, sem precisar se deslocar a Salvador. “Eu acho que a gente deve guardar esse momento, não para que ele fique na estante, mas para que ele aconteça muitas outras vezes. O governo valoriza o diálogo. Está feita a proposta. E já lhe digo de antemão, Solla, que eu levarei para a bancada de governo para que possamos tocar essa proposição”, garantiu Zé Neto.

Empolgado com a possibilidade, o reitor José Carlos propôs a criação de um Grupo de Trabalho para discutir, entre representantes de todas as classes interessadas – inclusive dos atuais funcionários do hospital –, a melhor maneira de viabilizar esta idéia. “Este conceito, de ter um Hospital Universitário, acompanha a UEFS desde a criação dos cursos de Saúde. Não é uma tarefa apenas de pesquisadores, mas de estudantes, professores e servidores também. Aceito o desafio e faremos esta discussão”, finalizou.

A reunião foi considerada satisfatória por todos os presentes que tiveram fala e, ficou acertado que outras conversas seriam realizadas para afinar os interesses de todos os envolvidos.

Na mesa: o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla; o deputado Zé Neto; o reitor da UEFS, José Carlos; o superintendente da Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boasorte; e o diretor do Departamento de Saúde, Pedro Prates.

Clique aqui e confira outras fotos

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323