Posto de Saúde de Tiquaruçu, em Feira, funciona em situação precária

Unidade da prefeitura tem médico apenas dois dias na semana e está sem medicamentos e recepcionista

Após denúncias de um internauta sobre o mau funcionamento do Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, uma equipe do Mandato da Luta foi até o local para verificar a situação e constatou diversos problemas na unidade, gerida pela Prefeitura.

Na manhã desta quarta-feira (15), o local estava sem recepcionista, situação que ocorre desde janeiro. Além disso, a população reclama que há poucas cotas para consultas e exames nas redes conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS); não conta com medicamentos básicos e está sem material para o profissional de Odontologia.

Segundo uma fonte no local, que preferiu não se identificar, o trabalho da recepcionista é feito pelos técnicos, enfermeiros, médicos e pelo auxiliar de limpeza, que pegam as fichas do paciente na recepção para dar início a cada atendimento. “Estamos nos virando para suprir a necessidade da população, que é a parte que sofre com essa situação”, declarou.

Vale ressaltar que a médica que atendia três vezes por semana na unidade, às segundas, quintas e sextas-feiras, passou a atender apenas dois dias após solicitação da Secretaria de Saúde do Município, encaminhando-a todas as segundas-feiras para outra unidade, conhecida como Alecrim Miúdo, que encontra-se sem médico. “Com isso, a demanda que já era grande, dobrou”, conta a fonte.

Uma moradora da região, que também não quis se identificar temendo represália, falou da falta de medicamento, dentre eles, remédios simples para dor e hipertensão. “A última vez que peguei meu remédio de pressão aqui no posto foi no dia 13 de fevereiro. Como vou ficar sem o remédio? Tive que comprar sem ter condições”, disse.

Indignada, a moradora citou ainda que já tem dois meses que não está havendo distribuição de preservativos e anticoncepcionais. “A situação aqui está difícil”, lamentou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323