Em plenria de Afonso Florence, Z Neto volta a afirmar que hora de fazer pelo povo e no de discutir sucessor do governador

Florence também concorda que a sucessão estadual deve ser conduzida com maturidade política

Reunindo cerca de 400 pessoas de aproximadamente 50 cidades baianas, o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) realizou, neste sábado (18), em Salvador, a plenária estadual do seu mandato parlamentar.

Com a participação de lideranças políticas - a exemplo dos secretários estaduais Robinson Almeida (Comunicação) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), dos deputados estaduais petistas Bira Corôa e Neusa Cadore, e do diretor da Escola Nacional de Formação do PT e membro da Executiva Nacional, Carlos Henrique Árabe - foi feito um balanço dos governos federal e estadual, e discutidos o Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda e o pleito eleitoral de 2014.

Hora de fazer

Discutindo a conjuntura política atual, o deputado Zé Neto, pontuou que este não é o momento de tratar de nomes para a disputa do executivo baiano nas próximas eleições, mas de fortalecer o projeto encabeçado pelo governador Jaques Wagner - responsável por implantar um modelo de gestão mais democrático e republicano na Bahia - e pela presidenta Dilma Rousseff, no Brasil.

“Esta é a hora da entrega das ações propostas pelo projeto que ajudamos a construir e defendemos. Nós do PT defendemos projeto e somos casados com o projeto nacional. Acredito que, neste momento, vamos ter que esquecer as disputas de nomes e coloração. Nós temos que realizar bem, claro que vai haver disputa interna, mas temos que ter energia de construção para entregar à população o que nós nos comprometemos”, destacou Zé Neto.

Defesa do projeto político

Zé Neto ainda destacou a necessidade de capacidade de discussão das conquistas que vem sendo alcançadas através do projeto político construído pelo PT e base aliada.

“Vamos à luta sabendo que 2014 vem aí e nós temos corpus e corpos à frente dessa realização do ponto de vista histórico e precisamos garantir isso, precisamos mostrar o quanto somos fortes e o quanto o nosso povo não pode se ludibriar com certos discursos que ampliam assuntos pontuais e escondem as grandes conquistas que realizamos nesses 10 anos a frente da condução do nosso Brasil”, sinalizou o líder do governo na AL-Ba.

Revolução democrática

O proponente do evento fez um balanço de seu primeiro ano na Câmara Federal - já que, eleito em 2010, licenciou-se da Câmara de Deputados para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário permanecendo titular da pasta até 2012 - destacando ações iniciadas no país a partir do governo do ex-presidente Lula.

“Hoje, temos consolidada uma política que mantém a estabilidade macroeconômica, ou seja, não há descontrole da inflação, sem contar que também reduzimos a taxa de juros”, exemplificou. Sobre a sucessão estadual, Florence disse que “nosso papel é conduzir esse processo com maturidade política, respeitando a liderança do governador e o protagonismo do PT para, na hora correta, escolhermos o candidato com as melhores condições de liderar uma chapa”, apontou.

Ao citar os avanços na Bahia com os movimentos de luta pela terra, pela moradia, contra a discriminação racial, a favor das mulheres e do movimento LGBT, por exemplo, Afonso foi sintético. “Che Guevara dizia que quando algo inédito passa a ser rotineiro está acontecendo a revolução. Por outros motivos, e por esse também, podemos caracterizar essa experiência baiana que estamos vivendo como a experiência da revolução democrática”.

O secretário Robinson Almeida socializou um conjunto de informações para contribuir com a defesa do projeto político pela militância.

“Somos parte dos lutadores sociais que resolveram fazer a luta da sociedade brasileira com um projeto alternativo, enfrentando a burguesia, para que a gente possa democratizar a política e promover as transformações sociais. Esse país que cresce ano após ano, que está em situação de quase pleno emprego, que passa bem pela crise internacional é malhado pelos opositores, que tentam diminuir nossas conquistas, mas nós temos 500 anos de resistência e nossa história é o que faz com que continuemos de pé em nossa caminhada”, disse.

18 de maio, Dia da Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Lembrando que neste sábado, 18 de maio, é o Dia da Luta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Moema Gramacho, destacou a Lei Antibaixaria. “O governo baiano deu importante passo nessa luta quando aprovou a Lei Antibaixaria. Além dos principais problemas que nós temos, precisamos combater isso desde dentro de casa, quando a gente deixa entrar as músicas que maltratam a mulher, como ‘Um tapinha não dói’ e ‘Popozudas’ e por ai vai. É preciso construir uma cultura de valorização da mulher”, discursou a secretária.

Entre as lideranças políticas presentes, também estavam os ex-prefeitos Ivan Soares (Nova Redenção) e Zé das Virgens (Irecê), os vereadores Professor Danilo (líder do governo na Câmara de Vereadores de Conceição do Coité), João Rumão (João Dourado), Dermeval Matos (Ibitiara), Gilmar Santiago (líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador), Pé Roxo (Jequié), o superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Lourival Gusmão, a líder das trabalhadoras domésticas da Bahia, Creuza Maria Oliveira, dentre outras lideranças.

Clique aqui e confira outras fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323