Amlio Amorim, em Feira, sedia Frum de Conselhos e Dirigentes da Cultura

Secretário Albino Rubim falou sobre democratização da Cultura na Bahia; Diretora da casa comemorou interesse de grandes artistas pelo espaço recém-reformado

O mandato do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa Zé Neto (PT) esteve presente na abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, na noite desta segunda-feira (27), no recém-reformado Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana.

O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) com o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) e a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA).

O secretário estadual de Cultura, professor Albino Rubim, falou sobre a importância da democratização da Cultura na Bahia. Segundo ele, o mundo está vivendo um momento crucial, pois todos os seres humanos “fazem cultura”, e é preciso que a Bahia esteja nesta mesma sintonia.

Durante sua fala, ele traçou um diagnóstico do que acontece atualmente no Estado, e considerou importante entender este cenário para empreender mudanças. “Quantos brasileiros vão ao museu, ao teatro, ao cinema? A Bahia, por exemplo, tem 417 municípios e quantas pessoas tem acesso a apresentações culturais? Toda população tem que ter acesso a todas as formas de cultura. Eu acredito que só assim poderemos avançar”, defendeu o titular da Secult.

A mesa do evento foi composta pelo secretário estadual de Cultura Albino Rubim; Daniel Moreira (Portal do Sertão); Carlos Renildo (representando a ADIMCBA); Marcio Caires (presidente do Conselho Estadual de Cultura); Genival Correia (vice-reitor da UEFS) e Jailton Batista (secretário municipal de Cultura).

Apresentações do Re-Aberto

Durante todo evento, os dirigentes e convidados foram agraciados com a apresentação do ator e humorista Psit Mota, que fez todo mundo rir. O encontro também contou com apresentação da Camarata Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que encantou o público ao tocar sucessos como “Expresso 2222”, e trilhas sonoras dos filmes “Star Wars” e “Pantera Cor de Rosa”.

Programação

A programação que segue até a quarta-feira (29) contempla conferências, plenárias, assembleias e uma oficina de orientação para implantação do Sistema Municipal de Cultura. É dentro do Fórum ainda que acontece a eleição da nova diretoria da ADIMCBA.

Apresentações culturais

A diretora do Amélio Amorim, Bia Vasconcelos, destacou que é muito importante para o centro sediar o Fórum e o Conselho, instâncias muito importantes para a cultura nas esferas municipal, estadual e nacional. “É uma grande honra e alegria receber esse evento na programação do Re-Aberto, por ver principalmente a casa lotada”, disse.

Ainda segundo Bia, isso é só o começo, pois a casa já começou a pautar outras atividades culturais. “Já temos propostas maravilhosas para abarcar projetos grandes, com grandes artistas. Este ano promete muito, então, aguardem porque o que vem por aí é uma programação bem rica, variada e à altura do teatro e da cidade”, afirmou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323