Embaixadora da UE no Brasil destaca novos Projetos sociais para a Bahia, na Assembleia Legislativa

Com o apoio do Governo do Estado, cinco Projetos estão sendo desenvolvidos em 2013, beneficiando cerca de mais de nove mil jovens baianos

A embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias, concedeu uma coletiva e em seguida participou de uma solenidade na Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta quarta-feira (29), para falar sobre os cinco Projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado, voltados para os jovens, com recursos da UE, através do Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvimento.

Segundo a embaixadora, a União Europeia tem parceria estratégica com o Brasil, lançada em 2007, resultando numa visão similar do futuro que a UE quer para o Brasil e para o mundo, baseada nas organizações multilaterais, em que haja o respeito pela democracia, pelos direitos humanos, e desenvolvimento sustentável.

“Os projetos da Bahia cujo montante global atingem cerca de R$ 7 milhões, são complementados com financiamentos brasileiros também, significando uma verdadeira parceria. Temos cerca de 90 projetos em todo o país, com o investimento total de cerca de 60 milhões de euros. Achamos que essa ação vai articular a sociedade civil, com as prefeituras, com o governo do Estado, a promoção de sinergias atingindo aproximadamente 18 mil jovens, mulheres, portadores do vírus HIV/Aids, lutando contra a discriminação e capacitando as pessoas, criando cidadãos mais responsáveis”, destacou Ana Paula Zacarias. 

A ideia para o desenvolvimento desses Projetos é a realização da qualificação profissional, geração de emprego e renda, protagonismo adolescente, inclusão socioeconômica, promoção e defesa de direitos humanos de jovens, mulheres, população LGBT, pessoas com HIV/AIDS, em situação de vulnerabilidade e risco social, que moram em bairros periféricos de Salvador, Simões Filho, Ilha de Maré, Camamu e do município de Lauro de Freitas.

Participação do Governo da Bahia

 

Através do Programa Pacto pela Vida, o Governo do Estado apóia os cinco novos Projetos voltados para as populações mais vulneráveis, que abrangem todas as secretarias  e têm como meta a redução da violência, além da expansão da oferta de empregos e da qualificação profissional.

“O governo do Estado agradece essa parceria com a União Européia, por trabalhar com comunidades, com parcerias de atividades das ONG's, e que tem buscado fazer um trabalho de resgate da cidadania, de conscientização da juventude”, comentou a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho.

Ainda de acordo com Moema, mais de 17 mil jovens já participaram de outros projetos, que vêm sendo realizados no Estado desde 2000, junto a UE. E com “os cinco novos projetos há uma possibilidade concreta de atingir algo em torno de mais de nove mil jovens”, completa a secretária.

Ações

Os projetos em destaque são: Circuito do Saber e da Inclusão - formação em tecnologia e turismo para jovens em vulnerabilidade e risco de vida; Virando o Jogo -  adolescentes em situação de vulnerabilidade protagonizando a transformação da sua escola e comunidade; Formação Profissional e Geração de Renda - jovens e mulheres das periferias de Salvador, Promoção e Defesa de Direitos Humanos - populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social na Bahia e o  Projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida - qualificação profissional para o ramo da Tecnologia da Informação. Em parceria com entidades nacionais e internacionais, Rádio Comunitária do Calabar, Tribunal de Justiça, Sedes e a Câmara de Proteção Setorial de Prevenção Social do Programa Pacto Pela Vida (CSPS), os projetos têm finalização prevista para 2016.

Resultados

 

Segundo a embaixadora, no período entre 2000 e 2013, já foram realizados, só na capital baiana, mais de 30 Projetos. Só na região de Lauro de Freitas, houve redução de 50% da violência, com a chegada dos Projetos no local.

Fazendo a diferença

Para a jovem Jéssica Pereira, de 22 anos, que integra o Projeto de Formação Profissional e Geração de Renda para Jovens e Mulheres das Periferias de Salvador, essa é uma oportunidade de se qualificar como profissional. “Através dessa porta que foi aberta para nós, estamos podendo ingressar no mercado de trabalho, e conquistar o nosso primeiro emprego”, disse Jéssica.

Presentes

 

Participaram também da coletiva de imprensa e da solenidade, autoridades como Fernando Schimidt, Secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter); Marcio Paiva – Prefeito do Município de Lauro de Freitas; Valentina Trentini Ono, Coordenadora do Projeto Formação Profissional SSA; Harley Henriques, Coordenador Geral do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa); Fabrizio Pellicelli, Presidente da AVSI Nordeste; Sra. Mônica Lima, Representante da Associação Central das Multiusina – ACMU; José Djalma dos Santos, Representante da Cooperativa Colibris; e Daniel Brito, Representante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323