Z Neto participa da celebrao e procisso de Corpus Christi, em Feira

Para deputado, momento serviu para renovar e fortalecer os votos de fé

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa Zé Neto (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (30), da celebração de Corpus Christi, na Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Nossa Senhora Santana, com a presença de diversos líderes religiosos, autoridades e da comunidade católica.

A “festa ao Corpo de Cristo” foi adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue. O Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano VI, em 11 de agosto de 1264, para ser celebrado na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O arcebispo metropolitano D. Itamar Vian esteve à frente da celebração que este ano teve como tema “Eucaristia: Mistério da Fé”. “Essa manifestação pública da nossa fé comprova que acreditados em Jesus na Hóstia Consagrada”, declarou durante a procissão.

Dom Itamar ainda citou o Evangelho. “Jesus disse: Eu sou o pão do céu. Quem comer desse pão terá a vida eterna”, e completou: “alimentar-se da Eucaristia é ser solidário com os doentes, com os que sofrem, e o maior milagre da solidariedade é ajudar os necessitados”.

Para Zé Neto, esse é o momento de renovar e fortalecer os votos de fé. “Como sempre, muitos fiéis acompanhando as celebrações de Corpus Christi, e essa fé, essa reverência ao Santíssimo Sacramento nos emociona cada vez mais. Tudo muito lindo”, disse.

Procissão

Uma verdadeira obra de arte estendida nas ruas de Feira de Santana, através dos tradicionais tapetes coloridos, confeccionados durante a madrugada, também foi um dos pontos altos da cerimônia.

A procissão percorreu as principais avenidas da cidade – Presidente Dutra, Senhor dos Passos, Getúlio Vargas e Conselheiro Franco –, se encerrando na Praça Padre Ovídio. Zé Neto seguiu toda a procissão, ao lado de Dom Itamar Vian, que estava acompanhado de padres, seminaristas e muitos fiéis.

O senhor Evangivaldo, feirense de 71 anos, acompanhou o cortejo utilizando uma muleta em decorrência de um reumatismo, comprovando aquele velho ditado que a fé move montanhas. “Nasci e me criei aqui na Ladeira do Nagé, comecei a acompanhar a procissão quando criança com os meus avós e não parei mais. Mesmo com a minha deficiência, estou aqui todos os anos, e assim será enquanto Deus me der forças”, disse emocionado.

Homenagem e protesto

Durante toda a missa campal, aconteceram homenagens ao Bispo Emérito Dom Silvério Albuquerque, que faleceu na última segunda-feira (27). “Peço que Dom Silvério, que sempre lutou pelos mais necessitados, interceda pela saúde da população”, disse Dom Itamar, após defender a criação de um Hospital Oncológico Infantil na cidade: “existem pessoas criando empecilhos para a obra, alegando interesse em construir um Hospital Oncológico Particular, e isso é um crime, é assassinar a saúde”, criticou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323