Z Neto participa das comemoraes pelos 37 anos da UEFS

Deputado destacou importância da universidade para Feira e região e participou de homenagem ao professor Clodoaldo Pereira

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizou, nesta terça-feira (4), solenidade em comemoração aos seus 37 anos. A festa, ocorrida no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), e que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o deputado estadual Zé Neto (PT), foi marcada por uma homenagem ao professor Clodoaldo Pereira, que realizou palestra com o tema “A Uefs em construção: de Tecnólogos a Engenheiros – memórias da criação e da transformação”.

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto falou sobre a trajetória do professor Clodoaldo na instituição e o parabenizou pela atuação destacada na principal instituição de ensino da segunda maior cidade da Bahia. “A presença de Clodoaldo retrata também esse período de construção da UEFS, especialmente quando o curso de formação de tecnólogos passa a ser engenharia, quando, também, o curso de Letras chega até a universidade, e a gente pôde assistir de perto toda essa dinâmica de uma universidade que, hoje, tem uma grande importância para a região”, afirmou.

Na mesa de abertura, o reitor José Carlos Barreto de Santana falou sobre a importância da instituição para Feira de Santana e entorno ao longo dos anos. “Existe uma história de Feira antes e depois da UEFS, e ela tem uma importância para toda essa região, extrapolando os limites da cidade”. Para ele, a universidade abriu as portas do ensino superior na cidade.

Também fizeram parte da mesa o vice-reitor Genival Corrêa; Ana Regina Messias, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau – SINTEST; Emanuel Freitas, coordenador da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana – ADUFS e o professor Clodoaldo Pereira, homenageado dessa edição.

Ao mestre com carinho

O professor Clodoaldo foi um dos primeiros professores a compor o quadro de docentes da universidade, esteve à frente do Colegiado do curso de Engenharia e chegou a vice-reitor. “A Universidade foi construída voltada para o Sertão, bem como o curso de Engenharia, construído pela luta estudantil”, disse o homenageado.

O evento contou com apresentações da Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia (UFBA), regida pelo maestro Ricardo Camponogara, e contou com a participação de docentes, alunos e técnicos da instituição.

Atualmente, Feira de Santana conta com mais de dez universidades particulares e está prestes a receber um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através de parcerias com o governo estadual e federal.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323