Z Neto participa do lanamento do livro Pastas Rosas, de Rmulo Almeida

“A Bahia só tem a comemorar com lançamento dessa importante obra”, comemorou o parlamentar

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), prestigiou o lançamento do livro “Pastas Rosas”, coleção de textos elaborados pelo baiano Rômulo Almeida, em cerimônia no CAB, em Salvador, nesta quarta-feira (5).

O “Pastas Rosas”, anteriormente intitulado “Cartas Rosas”, trata-se de um dos mais importantes tratados sobre a economia baiana, constituindo-se num precioso documento que não só radiografa a realidade do momento em que foi realizado o estudo, como também situa a Bahia em relação ao resto do país, indicando os rumos a serem seguidos para alavancar o desenvolvimento do estado.

Foi pensando nisso que a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), num gesto de reconhecimento da relevância histórica do documento, homenageou o autor que completaria 100 anos em 2014, com a publicação impressa e digital dos textos.

Para José Sérgio Gabrielli, secretário de Planejamento da Bahia, a divulgação destes textos elaborados por Rômulo Almeida possibilitará a compreensão das origens no planejamento na Bahia. “Em 1950, Rômulo visualizou a importância da ligação de Salvador a Feira de Santana. Ele visualizou a BR-324”, destacou.

De acordo com o deputado Zé Neto, o lançamento de “Pastas Rosas” é um marco na história da Bahia, já que a obra retrata o desenvolvimento local pela ótica de um dos maiores homens que esse estado já viu. “Revisitar sua obra, repaginar seus temas, compreender o quanto foi importante a sua visão de Bahia, e a formulação de logística, de economia e cultura, de desenvolvimento, de urbanismo e de industrialização, faz com que possamos compreender o seu papel diante do planejamento e desenvolvimento da Bahia”, afirmou.

Zé Neto falou ainda sobre o importante papel de Rômulo Almeida como articulista nos anos 50, que teve um momento de extrema importância com a chegada de um projeto na Casa Legislativa, que infelizmente na época não foi aprovado, só sendo revisto depois do Golpe Militar.   

“Para mim foi uma grata satisfação poder representar o Poder Legislativo e absorver, no tempo que estive presente, mais conhecimento sobre Rômulo, que com essa obra mantém eternizado o seu legado. Parabenizo Gabrielli e toda equipe da Seplan que oferecem à Bahia essa grande obra”, completou.

Por que “Pastas Rosas”?

O título surgiu em decorrência deste trabalho ter sido datilografado e encadernado em papel cor-de-rosa. Atualmente, o acesso a este conteúdo é restrito a uma única cópia que se encontra disponível na biblioteca da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan.

O conteúdo está disponível, na íntegra, no site da secretaria do Planejamento (www.seplan.ba.gov.br/).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323