Frum de Agricultura discute projetos que visam melhorar a vida no campo em Tucano

Mandato do deputado estadual Zé Neto participa da reunião e se coloca à disposição dos produtores rurais

O IV Fórum de Agricultura Familiar realizado na cidade de Tucano, nesta terça-feira (18), discutiu demandas e estratégias a serem desenvolvidas em relação à agricultura, uma das principais bases para a economia da região. O principal objetivo da reunião foi levantar um diagnóstico e identificar pleitos e prioridades dos produtores rurais, para, posteriormente, construir um planejamento estratégico que atenda as linhas de produção da região.

Para Igor Moreira, prefeito da cidade, a agricultura precisa ser reestruturada e o fórum é o espaço para discutir ideias e traçar metas. “O intuito é que discutir e planejar para que a gente possa criar soluções. Tucano precisa recuperar o espaço que tinha antes, de referência na agricultura, uma referência na produção de feijão, de milho, e na pecuária”, disse o prefeito.

O mandato do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), participou do encontro e se colocou à disposição para ajudar nas questões do associativismo e das cadeias produtivas.

“Esperamos colaborar com as discussões e poder ajudar a levar políticas públicas para convivência à seca na região”, disse Tarcísio Branco, chefe de gabinete.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Tucano, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) - órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) - e sindicatos de produtores rurais.

Diagnóstico

Divididos em grupos, os produtores rurais sinalizaram algumas dificuldades encontradas nas linhas de ação.

Elaine Montino, da comunidade de Jorrinho, distrito de Tucano, traçou como principais linhas de ação a atividade turística e as produções de melancia e milho e, segundo ela, a água termal ainda não é totalmente aproveitada como meio de atração turística. Acredita que um reflorestamento das matas ciliares do Rio Itapicuru é indispensável para a região e que outras fontes de renda, como a piscicultura – criação de peixes em viveiros – possa ser implantada.

Tucano, a cidade das águas termais

O município de Tucano fica localizado no nordeste da Bahia e é conhecido pelas águas mornas dos distritos de Caldas do Jorro e Jorrinho, o que atrai visitantes.

Além de ponto turístico, a cidade tem sua economia baseada na agricultura (plantações de milho e feijão) e na pecuária, e faz parte da região sisaleira. Por esse motivo, e através do CONSISAL – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – a cidade está prestes a receber 400 cisternas para facilitar a vida dos pequenos produtores.

 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323