O Governo Estadual lançou na manhã desta terça-feira, 21, na Escola Parque, em Salvador, o Programa "Trilha", que tem, entre outros objetivos, inserir os jovens entre 16 e 29 anos no mundo do trabalho, gerando renda e incentivando o protagonismo juvenil. O Programa de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho representa o compromisso do Governo Wagner em implementar políticas públicas para a juventude, compromisso este, assumido durante a Conferência Estadual da Juventude, ocorrida nos dias 28, 29 e 30 de março deste ano e que apresentou como diretrizes principais o desenvolvimento e execução de ações específicas para a juventude baiana, voltadas para o trabalho, a cultura e o combate à violência. O Programa terá recursos de R$ 171 milhões.
A Secretaria de Educação vai coordenar o comitê gestor do programa, formado ainda, pelas secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), das Relações Institucionais (Serin) e do Planejamento (Seplan).
Na ocasião, também foram assinados pelo governador Jaques Wagner, o decreto de criação do Conselho Estadual, bem como a adesão ao Pacto pela Juventude do governo federal. O
O programa vai atender 80 mil jovens de 107 municípios baianos até 2010, com intervenções em ensino profissionalizante e cursos técnicos e irá contemplar jovens sem emprego formal e de famílias cadastradas no programa Bolsa Família do governo federal. Jovens negros e do sexo feminino terão prioridade de participação no programa que vai ser coordenado pela Secretaria de Educação (SEC) em parceria com outras cinco secretarias do Estado.
Para o deputado estadual Zé Neto, que também esteve presente no lançamento no evento, "o Programa "Trilha" abre um amplo horizonte de valorização da juventude e de uma direção para o bem e para o aprimoramento da cidadannia de nossa gente", enfatizou o parlamentar.
As inscrições para o Programa terão início em novembro se estendendo até dezembro deste ano. A efetivação do Trilha acontece em fevereiro de 2009. Inicialmente serão oferecidas 20.200 vagas.
Conselho de Juventude
O conselho terá caráter consultivo com 30 membros em sua maioria da sociedade civil organizada, sendo vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Dentre outras funções, caberá ao conselho, propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude, apresentar políticas públicas para o segmento juvenil e promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana.
Fonte: Ascom/Serin e www.comunicacao.ba.gov.br