Segunda etapa do Ronda nos Bairros beneficiará 500 mil pessoas no subúrbio

A segunda etapa do projeto Ronda nos Bairros, lançada nesta quarta-feira (22), vai beneficiar 500 mil moradores de cinco áreas do subúrbio ferroviário de Salvador, que vai do Lobato a São Thomé de Paripe e Estrada da Cocisa. A solenidade de implantação do projeto na região aconteceu no Distrito Integrado de Segurança Pública, em Periperi, e contou com a presença do governador Jaques Wagner e de autoridades ligadas ao setor.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), cada local abrangido pelo Ronda nos Bairros vai contar com policiamento ostensivo 24 horas, composto por uma equipe de cinco policiais – três em uma viatura e dois em uma moto.

O governador declarou que o projeto faz parte de uma ação planejada pelo Estado para conter os índices de violência na capital. Ele garantiu a continuidade da iniciativa, “que em um mês diminuiu a criminalidade na região de Tancredo Neves”.

Wagner destacou o reforço no efetivo da Polícia Militar, com os 3,2 mil novos recrutas, que já estão em atividade, e a abertura de concurso público para a contratação de outros 3,2 mil.

O subúrbio ferroviário foi escolhido pela SSP porque é considerado o segundo local mais violento de Salvador, atrás apenas de Tancredo Neves, posição que foi invertida depois da implantação da primeira etapa do Ronda nos Bairros, em setembro.

Antes da implantação do projeto, o Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública fez um mapeamento dos lugares mais perigosos da região.
De acordo com as estatísticas da SSP, 155 pessoas foram assassinadas na região entre janeiro e setembro deste ano. No mesmo período, mais de 1,2 mil pessoas foram vítimas de crimes, a exemplo de assaltos, e 60 foram autuadas por tráfico de drogas.

Na opinião do secretário da Segurança Pública, César Nunes, o projeto representa um novo modelo de policiamento ostensivo, com uma pronta resposta à população. Entre outras ações de combate ao crime organizado, ele defende uma maior integração entre as polícias Civil e Militar e o aumento da presença policial nas ruas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, disse que apostou também na interação da PM com a comunidade. Ele ressaltou que a parceria foi fundamental para o sucesso no primeiro mês de atividades do Ronda nos Bairros. “Além do combate ao crime, conseguimos fazer uma espécie de levantamento, com a coleta de informações sobre os problemas socioeconômicos da região”, declarou.

Mascarenhas disse que o trabalho policial que será realizado no subúrbio será diferente do procedimento adotado em Tancredo Neves, “uma vez que a localidade apresenta diferentes características de topografia e pavimentação”.

Moradores aprovam iniciativa

Os moradores dos locais que estão incluídos no Ronda nos Bairros aprovaram a iniciativa. Para o aposentado Delfino de Souza, 62 anos, de Periperi, a presença constante da polícia vai dar mais tranqüilidade à população.

Já a empregada doméstica Jandira da Cruz, 40 anos, moradora de Nova Constituinte, afirmou que o projeto será um freio na violência. Ela destacou também a implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Periperi. “Agora a gente vai poder andar mais tranqüila nas ruas. Essa delegacia é muito importante, pois eu já apanhei muito de homem e agora não vou mais sofrer com isso”, disse.

Como acessar

Para ter acesso ao serviço do Ronda nos Bairros, a comunidade terá um número de telefone específico. O comandante de policiamento da capital da PM, coronel Eleutério, informou que o morador que telefonar para o projeto vai falar diretamente com o sargento responsável pela patrulha e relatar a ocorrência.
Eleutério observou que haverá um sistema de monitoramento 24 horas instalado no distrito de Periperi.

Telefones do Ronda nos Bairros

Subsetor 11 – (71) 3281-9011 – Lobato, Bela Vista do Lobato, Alto do Cabrito e São Bartolomeu
Subsetor 12 – (71) 3281-9012 – São João de Plataforma, Plataforma, Planalto Real e Escada
Subsetor 13 – (71) 3281-9013 – Itacaranha, Praia Grande, Alto de Santa Terezinha, Rio Sena e Periperi
Subsetor 14 – (71) 3281-9014 – Alto de Coutos, Vista Alegre e Nova Constituinte
Subsetor 15 – (71) 3281-9015 – Paripe, Fazenda Coutos, São Thomé de Paripe e Cocisa

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323