Moradores da Mantiba, prximo ao distrito da Matinha, no aceitam urbanizao da zona rural em Feira

“O povo, unido, jamais será vencido”, gritavam em coro os moradores da Mantiba

No final da manhã de sábado (29), os moradores da Mantiba, distrito da Matinha, em Feira de Santana, estiveram reunidos na Associação da comunidade para discutir a aprovação de projeto da prefeitura municipal que pretende criar seis novos bairros na cidade transformando a zona rural em zona urbana.  Os moradores alegam que seriam prejudicados por este processo.

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal no dia 19 de junho deste ano. Foram criados os seguintes bairros: CIS Norte (do acesso ao distrito Maria Quitéria até o limite com Santa Bárbara), Pedra Ferrada (próximo ao bairro Asa Branca), Mantiba (próximo ao distrito da Matinha), Registro (próximo ao distrito de Jaíba), Chaparral (ao lado do bairro Subaé) e Vale do Jacuípe (trecho da BR-116/Sul até a BA-052 - Estrada do Feijão).

“Como um rolo compressor”, assim foi caracterizada pelos vereadores Beldes Ramos (PT) e Alberto Nery (PT) a aprovação do projeto em regime de urgência na Câmara de Vereadores.

De acordo com Beldes, a identidade da comunidade da Mantiba é rural e não pode ser perdida. “Sabemos que a modernidade está chegando, mas não pode chegar através da imposição de um projeto. Ela tem que chegar, mas de forma natural”, disse.

Dona Catarina, moradora da comunidade Tapera, indignada, disse que, com esse projeto, o prefeito José Ronaldo está forçando que a população venda as terras. “Eu vou perder meus direitos enquanto trabalhadora rural e vou passar a pagar impostos como se fosse moradora da zona urbana. Eu não vou ter condições de pagar. Assim, por causa desse projeto que ele criou, vou ser obrigada a vender as minhas terras”, afirmou.

A liderança do distrito de Tiquaruçu e diretor de Previdência do Sindicato Rural, Antonio Silva, mais conhecido como Toinho, afirmou que empresários estariam se beneficiando com o projeto. Ao ouvir esta declaração, o prefeito saiu do sério e foi vaiado pelos presentes.

Prefeito José Ronaldo não aparece na comunidade desde que ganhou a eleição - Dona Neusa de Jesus foi à moradora responsável pela mobilização neste sábado, quando conseguiu reunir cerca de 150 pessoas na reunião. “Estamos aqui lutando pelos nossos direitos. Já tem seis meses que José Ronaldo está na prefeitura e aqui ele não tinha vindo ainda. E agora coloca esse projeto, sem comunicar a população”, afirmou.

Dona Neusa disse não acreditar nas explicações do prefeito. “Ele não falou a verdade quando disse que a gente não vai ter prejuízo. Nós sabemos que vamos perder todos os benefícios rurais”, disse.

Veja alguns benefícios que poderão ser perdidos pelos trabalhadores rurais: Seguro Garantia Safra, o ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), o direito de se inscreverem no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), direitos previdenciários e a permissão para vender produtos para a merenda escolar das escolas municipais de Feira e região através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323