Z Neto prestigia mais uma edio do Bando Anunciador, em Feira

Por volta das sete da manhã deste domingo (7), populares, artistas, estudantes, políticos e intelectuais se reuniram para participar do Bando Anunciador, uma tradição que anuncia a festa de Nossa Senhora Santana, a padroeira de Feira de Santana.

As ruas do centro da cidade foram tomadas pela alegria contagiante e a irreverência, com a passagem do Bando Anunciador da Festa de Nossa Senhora Santana e, como sempre, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), marcou presença na manifestação que marca o início da festa religiosa.

O cortejo percorreu a Rua Conselheiro Franco, passando pela Praça Fróes da Mota, Avenida Senhor dos Passos, Praça da Bandeira, e seguiu pelas ruas Marechal Deodoro e Praça da Matriz, encerrando na área do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Ao som das fanfarras e dos sambas de roda, pessoas de todas as idades vestiram suas fantasias e interpretaram personagens que chamaram a atenção, a exemplo da Nega Maluca, baianas, noivas, viúvas, palhaços, monstros e majestades que abrilhantaram o percurso.

Para Zé Neto, o Bando Anunciador é, sem nenhuma dúvida, um grande resgate das manifestações culturais da cidade. Na oportunidade, ele parabenizou o Cuca e a Uefs pela "extraordinária iniciativa que nos alenta, nos renova e nos traz uma Feira de Santana que antes adormecida agora acorda aos domingos e nos dá vitalidade para a vida e para os dias”.

A diretora do Cuca, Celismara Gomes, disse que a expectativa é sempre muito grande, porque apesar do bando ser um evento que dá bastante trabalho como tantos outros, é muito prazeroso. “Desde sua concepção vem a alegria e a empolgação das pessoas que realizam, das pessoas que participam. O bando é do povo, é da comunidade e espero que durante muitos anos ele esteja nas ruas”, declarou.

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Santana, declarou que fica um sentimento de que o dever da universidade está sendo cumprido. “Convocamos o povo para a rua, e ele veio porque esse bando nunca saiu do imaginário do povo de Feira”, disse.

"Bando de Lucas"

Este ano, o "Bando de Lucas", um grupo de universitários e universitárias pintados com carvão por todo o corpo, não participou da festa porque um dos fundadores, Mateus Pessoa, está com problemas de saúde. Nos anos anteriores, várias pessoas, inclusive o deputado Zé Neto, foram “vitimas” do grupo, que abraça as pessoas e as deixam todas borradas de carvão, tradição que resgata a história do “Nego Fugido”.

Histórico

O cortejo do Bando Anunciador foi extinto nos anos 80 por decisão da Diocese de Feira, pois constituía a chamada parte profana das homenagens à Senhora Santana. Em 2007, com os esforços do Cuca, através da Uefs, foi resgatada a tradição do cortejo que marca o início do novenário em homenagem à padroeira.

 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323