Ponte ser parte de um novo sistema virio com conexo interestadual

Parte de um sistema viário que vai completar um grande anel passando por Feira de Santana, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves e Nazaré, além de viabilizar uma nova conexão interestadual com redução de até 150 km para Salvador. Assim o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, define a ponte Salvador– Ilha de Itaparica. “Obviamente, um empreendimento deste porte não será apenas para o transporte de fins de semana para a ilha”, ressalta.

De acordo com o secretário, a ponte é uma obra estruturante que viabilizará o escoamento da produção do oeste do país, através da conexão com ferrovias e hidrovias s serem construídas. As declarações foram feitas em um encontro promovido quarta-feira (10) à noite pela Associação Comercial da Bahia (ACB) para discutir a importância e perspectivas que a ponte trará para a economia baiana.

O presidente da ACB e dirigente do Grupo Deil, Marcos de Meireles Fonseca, destacou a importância da presença do secretário para os empresários poderem compreender claramente as reais necessidades e os benefícios que a ponte trará para a sociedade.

Trânsito

Uma das principais preocupações dos que participaram do encontro é em relação ao trânsito de Salvador, que absorverá o fluxo de veículos leves e pesados vindos da ponte, assim como terá maior circulação no centro da cidade.

O secretário explicou que a ponte será inaugurada em 2019 ou 2020 e, até lá, a malha viária de Salvador passará por significantes mudanças. Muitas já anunciadas, como o metrô, as intervenções nas avenidas Pinto de Aguiar, 29 de Março, Gal Costa e Luís Eduardo Magalhães, em Narandiba e no Imbuí. E listou ainda o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que poderá ser conectado com a ponte, as melhorias nas linhas do trem do subúrbio e a Via Expressa.

O projeto

A ponte Salvador–Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico da Bahia, com objetivo de dinamizar o eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).

 

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