Em coletiva, Solla apresenta mudanas no atendimento de emergncia do HEC, em Feira

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, apresentou alguns encaminhamentos traçados em prol da melhoria do atendimento no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, durante entrevista coletiva aberta à imprensa na tarde desta sexta-feira (12).
 
Uma das definições prevê que o atendimento na emergência do HEC passará a ser regulado, recebendo pacientes encaminhados de outras unidades de saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, a faixa etária para o atendimento na unidade passará a ser de zero a 14 anos incompletos. Outra medida divulgada foi que o HEC passará a ter uma mini central de regulação e que haverá uma parceria entre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), que administra a unidade, e o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador.
 
“As modificações apresentadas têm a finalidade de melhorar o atendimento de alta-complexidade no hospital, uma vez que esse é o atendimento proposto desde a sua criação, em agosto de 2010”, declarou Solla.
 
Ainda de acordo com o titular da Sesab, os pacientes que não estiverem em situações graves e chegarem ao HEC serão encaminhados às unidades de saúde do município. “Se for um paciente que precisa de uma unidade básica, ele vai ser referenciado. Cabe o hospital fazer o contato com a unidade. Esse diálogo precisa ser feito”, explicou.
 
De acordo com a superintendente de interiorização do IMIP, Ana Maria Albuquerque, atualmente, 75% dos atendimentos realizados na emergência do HEC são de pacientes considerados não urgentes e que deveriam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas.
 
Para Solla, não adianta investir nesse hospital e ele não cumprir o papel de ser referência em casos de maior complexidade. “A ideia é que a Secretaria Municipal de Saúde atenda os pacientes e que só encaminhe para a unidade os referenciados como alta complexidade”, ilustrou.
 
Com as mudanças, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o IMIP pretendem melhorar a assistência ao paciente crítico. “Estamos qualificando a emergência para que ela possa dar o melhor atendimento a quem precisa dela, mas, para isto, precisamos trabalhar em parceria com o Município para que ele consiga prestar a assistência básica. Desta forma, vamos desafogar a emergência”, declarou Ana Maria.
 
A mesa da coletiva de imprensa foi formada pelo secretário Jorge Solla; o diretor da Rede Própria da Sesab, José Walter Filho; a superintendente de interiorização do IMIP, Ana Maria Albuquerque; a coordenadora de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do IMIP em Recife, Drª Sheyla Levy, e pela coordenadora de Enfermagem do HEC, Lívia Leite.
 
Reunião prévia
 
As modificações divulgadas durante a coletiva da tarde foram definidas após uma reunião que aconteceu no início da manhã, quando foi discutido o fluxo de atendimento na emergência do Hospital da Criança. Colaboraram com a discussão a enfermeira e diretora do complexo materno-infantil de Feira, Charline Portugal; a superintendente Ana Maria Albuquerque; a pediatra e conselheira do Cremeb, Hermila Guedes; a promotora da Infância e Juventude do MPE, Idelzuith Freitas; e a representante da Defensoria Pública, Liliane Miranda, representando a Dr. Vitória Beltrão. Além destes, participaram da conversa profissionais do hospital e representantes de outras esferas do Estado e do Município.
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323