Z Neto prestigia lanamento do Programa Viver BEM no Semirido, em Serrinha

“Conviver bem com a seca é ter conhecimento, técnica, parceria, perseverança e trabalho”, afirmou deputado

Com o objetivo de implantar modelos de convivência produtiva no Semiárido baiano, o Programa “Viver BEM no Semiárido”, do sistema Faeb/Senar, foi lançado nesta quarta-feira (17), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Serrinha.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, foi convidado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Serrinha a compor a mesa de abertura, e na oportunidade, falou sobre o diálogo entre o governo e os produtores rurais, no sentido de fortalecer o planejamento de convivência com a seca.

“Acho que esse é o caminho e vejo em todas as frentes - tanto das cooperativas, quanto dos sindicatos ou das associações, como de outros diversos organismos que juntos compõem essa representatividade dos produtores rurais - encontrar saídas que a cada dia vão ficando mais claras na medida que há esse diálogo mais presente e compartilhamento na busca por soluções”, frisou o parlamentar.

Os produtores e trabalhadores rurais de Serrinha acompanharam a apresentação do programa, feita pelo coordenador de Programas Especiais do Senar, Francisco Benjamim Filho. Segundo ele, essa iniciativa atrela os conhecimentos profissionais, vindo da Senar, com os conhecimentos locais de cada produtor.

Como funciona

O programa “Viver BEM no Semiárido” pretende promover ações contínuas para que o homem do campo possa enfrentar os períodos de estiagem e viver de maneira sustentável. Nesta perspectiva, implanta-se o programa em propriedades rurais de municípios que aderirem à parceria com o sistema Faeb/Senar, sem custo algum para os produtores.

As principais ações do programa são: construção de barragens subterrâneas, para funcionar como reservatório de água; a Unidade Demonstrativa de Palma, para garantir tanto o consumo humano, quanto animal; além da construção de três unidades de multiplicação “in vitro” de palma, o que chamam de Biofábrica.

As propriedades rurais que tiverem o modelo implantado receberão visita de assistência técnica mensal, bem como cursos de qualificação profissional, que ajudarão os produtores a planejarem estrategicamente suas ações.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323