Prefeitos do Portal do Serto se renem com secretrio Jorge Solla para discutir atendimento em sade

Secretários municipais também participaram do encontro, que discutiu situação do SAMU e ampliação de hospitais de referência
 
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde dos 14 municípios que compõem o Consórcio Portal do Sertão se reuniram na tarde desta quarta-feira (17) com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, na sede da Sesab, em Salvador, para discutir melhorias no atendimento em saúde da região. O encontro foi acompanhado pela chefe de gabinete do deputado estadual Zé Neto (PT), Manuela Oliveira.
 
SAMU
 
No encontro, os gestores reclamaram da situação do Serviço Médico de Atendimento em Urgência (SAMU) que está sob a responsabilidade da prefeitura de Feira de Santana, e pediram o apoio do secretário na intermediação da situação. Solla afirmou que já tentou, de todas as formas, resolver o problema com a atual administração municipal mas, no entanto, a prefeitura não tem colaborado com a questão. "Já esgotei todas as possibilidades administrativas de resolver isso na prefeitura de Feira. Sugiro que vocês do Portal do Sertão busquem uma audiência com o prefeito, para tentar melhorar essa relação", propôs Solla.
 
Ele ponderou, no entanto, que a prefeitura feirense solicitou a ampliação da central que atende o SAMU e que, aparentemente, a questão avançou nos últimos dias. O secretário se comprometeu em enviar nota técnica ao grupo para informar em que pé está o assunto. Os gestores propuseram a criação de uma central independente, para minimizar a dependência de Feira.
 
Reforma e ampliação em Conceição do Jacuípe, Irará e Santo Estevão 
 
Outro assunto colocado em pauta foi a ampliação e aperfeiçoamento de três hospitais de médio porte em cidades do consórcio, dividindo as demandas hospitalares por blocos. A ideia também é diminuir a dependência que os municípios tem com relação a Feira de Santana, onde os hospitais encontram-se sobrecarregados. 
 
Ficou definido, preliminarmente, que os hospitais de Santo Estevão, Conceição do Jacuípe e Irará vão enviar um relatório sobre a situação atual das unidades com o intuito de verificar seus principais problemas e prioridades para, posteriormente, discutir reforma, ampliação e adaptação a possíveis especializações.
 
Para otimizar os atendimentos, Solla sugeriu a criação de mutirões de cirurgias eletivas. Também foi discutida a instalação de um núcleo de imagem de alta complexidade que atenda pelo SUS na região do Portal do Sertão.
 
Royalties para a saúde
 
O prefeito de Amélia Rodrigues, Toinho do PT, que preside o consórcio atualmente, pediu o apoio do governo baiano para defender, junto à presidente Dilma Rousseff, uma mudança importante nos termos que tratam dos royalties do pré-sal.
 
Para Toinho, ao invés de destinar 25% para a saúde e 75%, como foi aprovado, essa proporção seja invertida. "Sem querer diminuir a importância da educação, mas ela é um processo, pode esperar um pouco mais e ser tocada com mais calma, o que não acontece com a saúde. Se o recurso não chegar, pessoas morrem. Além disso, os recursos que vem para a educação são suficientes para manter um bom sistema de ensino. Creio que seja apenas uma questão de gestão e, por conta disso, acho que temos que lutar para aumentar os recursos para a saúde", defendeu Toinho.
 
Agenda
 
O secretário Jorge Solla convidou a todos para viajarem a Brasília, no próximo dia 5 de agosto, com o intuito de pressionar o Congresso a aprovar projeto que destine 10% do orçamento da União à saúde. Atualmente, esse percentual é de 6%. 
 
O titular da Sesab ainda definiu dois prazos para o grupo: nos próximos 15 dias devem ser apresentados os relatórios sobre a situação dos hospitais de referências, além de novas sugestões para a melhoria no atendimento de saúde da região. Já na primeira quinzena de agosto deverá ser marcado um novo encontro, para continuar as discussões sobre a saúde no Portal do Sertão.
 
Presentes
 
Estiveram na reunião, além do secretário Jorge Solla, a assessora especial da Sesab, Vânia Galvão; os prefeitos Jorge Flamarion (Tanquinho), Toinho do PT (Amélia Rodrigues), Derivaldo Pinto (Irará), Raimundo Pompilho (Conceição da Feira), Edimário Paim (Coração de Maria), Nilton Menezes (Santa Bárbara); o vice-prefeito de Santanópolis, Geraldo Cunha; e as secretárias de saúde Marcela Gomes (Tanquinho), Maria das Graças Passos (Amélia Rodrigues), Ana Cristina Guerra Souza (Antonio Cardozo), Carla Valéria Gomes (Ipecaetá), Raquel Bastos (Conceição da Feira) e Ana Cerqueira (Irará).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323