Conferência de Comunicação e Políticas Públicas discute Mobilidade Urbana e Vivência Metropolitana

Na abertura do evento, que segue até este sábado, foi lançado o Portal de Desenvolvimento Solidário da Metrópole de Salvador

Foi iniciada nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 20 de julho, a 4ª Conferência de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador, tendo como tema central “Mobilidade Urbana e Vivência Metropolitana”, que discutiu políticas públicas democráticas inclusivas e participativas.

O encontro, que conta com o apoio do deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-Ba), Zé Neto (PT), está sendo realizado no auditório do Pavilhão Glauber Rocha, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), ao lado do Instituto de Letras, no campus de Ondina. Na abertura da conferência, foi lançado o Portal de Desenvolvimento Solidário da Metrópole de Salvador.

No primeiro dia, o evento contou com uma mesa redonda composta pelos professores da Escola de Arquitetura, Paulo Ormindo Azevedo; Ilce Dantas, chefe do departamento de transportes da Escola Politécnica da Ufba; além de Ubiratan Felix do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge) e Bruna Rocha da União dos Estudantes (UEB).

O grupo tratou de diversos temas durante o debate, entre eles, mobilidade urbana e inclusão social na perspectiva do direito a cidade; necessidades humanas e direito de ir e vir no território metropolitano; transporte público coletivo de qualidade; além da agenda dos movimentos sociais, participação popular e gestão democrática.

O presidente da mesa diretora Jonicael Cedraz, professor da Faculdade de Comunicação (Facom-Ufba), falou sobre o bom relacionamento que o Governo do Estado têm tido com os diversos setores da sociedade civil com o objetivo de definir as melhores estratégias para resolver o problema da mobilidade. “A gente realiza essa Conferência todos os anos. A relação Estado-sociedade é uma relação em que o estado tem que estar sempre disposto, sempre preparado para atender às demandas da sociedade, e nós acreditamos nisso”, declarou.

Segundo Jonicael, a questão da mobilidade é um "problema sério das pessoas que vivem aqui na região metropolitana”, e deve receber a atenção devida do poder público.

Acessibilidade
O cadeirante Jeft Chandler se manifestou em relação às dificuldades de acessibilidade na capital baiana. “O deficiente cadeirante não consegue andar pelas calçadas, temos que andar pelas ruas. Existem umas pedras portuguesas que não deveriam ter mais, porque o deficiente visual vai sofrer com isso. A acessibilidade não se vê em lugar nenhum. A acessibilidade pede socorro”, reclamou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323