Comea na Bahia a Semana de Preveno s Hepatites Virais

Com o intuito de informar a sociedade baiana para se prevenir e diagnosticar as hepatites virais, uma série de atividades será executada no decorrer da semana. O ponta pé inicial ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante a partida entre Bahia e Vitória, neste domingo (21), pela série A do Campeonato Brasileiro. Antes do início do jogo, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e o presidente da Associação Baiana para Estudos do Fígado, o hepatologista Raymundo Paraná, concederam entrevista à imprensa que cobria a partida e falaram sobre o tema.

Aos veículos de comunicação, Solla informou que nos próximos dias, em todos os polos regionais da Bahia, serão realizados testes rápidos para diagnosticar a doença, gratuitamente. "Hoje, é o início da semana de atividades. Quero fazer um convite para a caminhada do Porto ao Farol da Barra, dia 28, às 9h". O dia 28 de Julho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o "Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais".

O público (38.980 pessoas) também assistiu a um vídeo sobre o assunto exibido nos telões da arena. Já o hepatologista Raymundo Paraná aproveitou a conversa com os jornalistas para destacar a necessidade de diagnosticar a doença de forma precoce. "Não existe um sintoma específico. É uma doença silenciosa. O fígado suporta a pressão por muitos anos. Após o teste rápido é possível fazer o encaminhamento e tratamento necessários", disse o médico. A doença

A hepatite é uma inflamação do fígado, e nem sempre apresenta sintomas. Muitos indivíduos só percebem que estão infectados, principalmente nos casos de hepatite B e C, quando as manifestações já são graves. A OMS estima que existem no mundo cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B, 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus, e ocorrem um milhão de mortes/ano.

O vírus da hepatite C tem aproximadamente cerca de 200 milhões de portadores, é a maior causa de cirrose e câncer de fígado. A vacina para hepatite B está disponível para pessoas com idade abaixo de 50 anos (49 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina contra a hepatite B também deve ser administrada na população vulnerável, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, profissionais de saúde, manicures, população carcerária, entre outras, independente da idade.

Existem várias medidas para evitar a transmissão das hepatites virais: usar preservativo nas relações sexuais; exigir materiais esterilizados ou descartáveis para tatuagem e piercings; não compartilhar instrumentos de manicure; não usar lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323