Estado apoia e homenageia prefeituras que mobilizam populao no combate dengue

Municípios baianos empenhados na prevenção e controle da dengue foram homenageados e receberam certificado em cerimônia realizada na tarde dessa segunda–feira (22), no Auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a Flem. O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle de Dengue no Estado teve início com 10 municípios e agora já são 23. De acordo com a Sesab, a proposta do projeto é reforçar a comunicação e a mobilização social seguindo diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue e o plano estadual de contingência.

O secretario Estadual da Saúde, Jorge Solla, aprova a ação. “Muito positivo esse projeto. Inclusive destacando a presença de prefeitos e secretários municipal, que também é muito importante no sentido de apoio e os trabalhadores de diversas áreas envolvidas no projeto. Isso mostra o engajamento. Com certeza esse projeto será um sucesso”, afirmou.

“Conseguir levar para 23 municípios a consciência do controle da dengue é muito gratificante. O grande ganho do projeto é fazer com que todos tenham consciência que também são peças chaves para diminuir os focos da dengue”, comemorou Alcina Marta, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde as Sesab.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, garantiu total apoio ao projeto. “Todas as ações em defesa da Atenção Básica em Saúde terão sempre meu apoio e atenção integral. No caso da dengue, esta medida, por certo, melhorará o combate desse mal que tem trazido tantos transtornos à saúde pública”, relatou o deputado, que tem histórico de luta em defesa dos Agentes de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), profissionais que atuam na Vigilância em Saúde na Rede de Serviços de Atenção Básica.

Para Enádio Nunes, presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Salvador, é fundamental conscientizar a população de que o combate ao mosquito da dengue não pode ser realizado apenas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) “É uma importância muito grande a concretização desse projeto. Os municípios têm um trabalho de extrema importância no combate a dengue. Esta ação não depende só dos Agentes de Saúde, mas do poder público e da população”, sinalizou.

Números

Alcina Andrade expôs a situação da dengue na Bahia. De acordo com dados apresentados pela superintendente, até o dia 22 de julho, foram notificados 73.269 casos de dengue, número 13,55% maior que o mesmo período de 2012. Foram registrados 10 óbitos por conta da dengue. “Os focos estão em sua maioria domiciliados, chegando até a 90%, então cada um deve estar atento para eliminar locais onde os mosquitos possam se proliferar como vasos de planta com água e reservatórios de água mal tampados”, alertou.

Mobilização

Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Eles selecionam bairros, entre os que apresentam índices elevados de infestação e casos de dengue. Em cada bairro, os coordenadores identificam articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades. Visando dar sustentabilidade às ações, facilitar a comunicação e propiciar a troca de informações e experiências entre os coordenadores e os articuladores, o projeto conta com a ferramenta gerencial SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social)..

Casos notificados

Os dez municípios com os maiores número de casos notificados na Bahia em 2013 são: Feira de Santana (4754), Teixeira de Freitas (4248), Jequié (3028), Guanambi (2893), Barreiras (2466), Brumado (2346), Ilhéus (2030), Itabuna (1709), Eunápolis (1594) e Mucuri com (1452).

Municípios

Atualmente, 23 municípios baianos integram o projeto de mobilização social para prevenção e controle da dengue: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitoria da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323