O deputado estadual Zé Neto apresentou na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) moção de pesar e reconhecimento ao professor e jurista José Joaquim Calmon de Passos, falecido no dia 18 de outubro. A moção foi publicada nesta terça-feira (04/11) no Diário Oficial da Bahia.
Zé Neto destacou a trajetória do jurista e as contribuições do mesmo para a Justiça da Bahia. “Este ilustre professor, que viveu para a área jurídica, evidenciou o amor à profissão em mais de 60 anos de atuação, transmitindo com prazer os conhecimentos adquiridos com estudo e garra. As lições deixadas por nosso mestre já transpõem o tempo, construindo um sólido legado de cidadania de quem, como homem, serviu e serve como farol para os que tanto rogam por democracia e justiça", salienta o parlamentar.
J.J. Calmon de Passos nasceu em Salvador, em 16 de maio de 1920. Foi para Recife na década de 40, onde se formou em Direito pela Faculdade Federal de Pernambuco (UFPE). Retornou à Bahia, depois de formado, começando uma longa carreira como jurista. J.J. Calmon ocupou o cargo de professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do curso de especialização em Processo do Centro de Cultura Jurídica da Bahia.
O jurista também foi livre-docente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA. Além de procurador-geral de Justiça, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado da Bahia.
O deputado mostrou o seu pesar e também como a Bahia perdeu um homem de referência na área jurídica. “Sua passagem ocorreu aos 88 anos de idade, deixando familiares e amigos consternados. A Bahia perde um dos seus grandes jurisconsultos, os seus feitos ficarão na memória dos baianos e dos brasileiros que reconhecem no professor um exemplo de homem público e uma referência de mestre para todos os seus alunos, colegas e também para aqueles que tiveram a oportunidade ímpar de escutar seus ensinamentos”, enfatiza Zé Neto.