Atravs da Seagri, Programa Pr-Gentica chega a Feira de Santana

Iniciativa promove o melhoramento genético bovino, garante linhas de crédito e cria oportunidades de negócios para criadores

Os criadores de rebanho bovino de Feira de Santana irão contar com um importante reforço para o desenvolvimento agropecuário da região durante a Exposição Agropecuária Expofeira, que será realizada entre os dias 1º e 8 de setembro. Trata-se do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, o Pró-Genética, da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), que visa promover o melhoramento genético dos rebanhos, tanto de leite como de corte, e melhorar os índices de produtividade através de animais geneticamente superiores.

O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira (30) durante uma reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana, na qual foram definidas estratégias e os pecuaristas puderam expor suas dúvidas e opiniões. No encontro foi sugerida a formação de um grupo para organizar, o mais rápido possível, a implantação do programa na Expofeira, que irá acontecer no dia 2 de setembro, com a presença do Banco do Nordeste e Banco do Brasil financiando os animais para a feira.

Segundo Luiz Miranda, diretor de Desenvolvimento da Pecuária da Seagri, a realização de uma Feira Pró-Genética na cidade foi uma solicitação de adesão do governo municipal e a Seagri vem atender a este anseio. “A nossa ideia foi criar um grupo gestor junto à prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais, Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Nós temos que investir ao máximo para que esse evento seja coroado de sucesso”, afirmou.

De acordo com Adilton Ferraz, coordenador estadual do Programa Pró-Genética, outra grande vantagem do Pró-Genética é dar oportunidade de negócio ao criador de gado de elite, que terá mais um evento para vender seus produtos. “Somando todas estas vantagens, podemos dizer que é a democratização do uso da genética”, exemplificou.

“Na Bahia, o programa foi lançado em 2010 e em 2011 começamos a fazer as feiras. Desde então já fomos a Guanambi, Itapetinga, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, dentre outras cidades. E este ano já temos 15 feiras agendadas até o final do ano”, completou.

Para Humberto Augusto Alves, do Núcleo de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe, após o longo período de seca que atingiu todo o estado, o momento é de recomeço. “Este programa pode soerguer principalmente a área leiteira e será de fundamental importância para a gente recuperar a pecuária da região de Feira de Santana”, cogitou.

Além do mandato do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), também estiveram presentes na reunião: Luiz Miranda, Diretor de Desenvolvimento da Pecuária da Seagri; Eraldo Carneiro, agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste; Adilton Ferraz, coordenador do Pró-Genética na Bahia; Ozeny Moraes, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Humberto Augusto Alves, do Núcleo de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe; dentre outros pecuaristas de Feira e região.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323