Democracia Socialista realiza seminrio para discutir conjuntura do pas e definir rumos da tendncia no PED 2013

Encontro em Salvador contou com as participações do senador Walter Pinheiro e do deputado federal Afonso Florence
 
A tendência petista Democracia Socialista, mais conhecida pela sigla DS, realiza durante todo este sábado (3), em Salvador, um seminário com alguns dos principais nomes da ala na Bahia e no Brasil, para discutir a atual conjuntura do país diante das manifestações que tomaram conta das ruas recentemente e definir os rumos do partido, bem como o posicionamento do grupo no Processo de Eleição Direta (PED) que acontece no final de 2013.
 
Em maio deste ano, a DS anunciou o apoio ao nome do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para a disputa da Presidência Nacional da sigla, mas no plano estadual ainda há diversas pontos a serem definidos.
 
O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, e que também faz parte da DS, não participou do encontro, por conta de compromissos pré-agendados no interior, mas enviou representantes do Mandato, para que participem das discussões que irão definir as orientações da tendência nas prévias.
 
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-gestores e lideranças do PT, além da militância – que ajudou a lotar o auditório do Colégio 2 de Julho, no bairro do Garcia –, fizeram coro pelos nomes do deputado federal Afonso Florence, para a candidatura à presidência estadual do partido (Jonas Paulo deixará o cargo após dois mandatos), e do senador Walter Pinheiro, como proposta da ala à sucessão de Jaques Wagner no Governo da Bahia.
 
Em sua fala, Afonso destacou, dentro de uma perspectiva histórica, os movimentos que tomaram as ruas do país nas últimas décadas, e lembrou a participação do PT nas lutas pela democracia e por melhoria nas condições de vida, especialmente da população mais carente. “Construímos um projeto para o Brasil herdado de todas essas lutas sociais que participamos, desde o processo de redemocratização. (...) Não temos que ter medo das ruas, afinal, foi de lá que viemos. Nunca deixamos os movimentos sociais, pois foi lá que nascemos. (...) É preciso agora, após esses movimentos que atingiram a todos os políticos, inclusive os da oposição e os filhotes do PT, retomar uma agenda positiva, mostrando nosso papel nas conquistas que este país teve, inegavelmente, principalmente nos últimos 10 anos”, defendeu.
 
Anunciado sob o coro de “eô, eô, Pinheiro governador”, Walter Pinheiro fechou a primeira parte do seminário no mesmo tom do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário. O senador criticou os ataques sistemáticos que têm sido feito ao PT, inclusive de aliados, e rebateu as críticas ao alegado excesso de gastos com pessoal nos governos Lula e Dilma. Para isso, destacou um levantamento divulgado recentemente que demonstra que o gasto com custeio nos ministérios nos governos FHC, que chegou a ter 25 ministérios, foram maiores que no governo Dilma, atualmente com 39 pastas. Pinheiro também defendeu a democratização dos meios de comunicação e falou sobre os avanços sociais sem precedentes promovidos pelos governos petistas.
 
“Esse PT fez um bem para o Brasil. Esse PT que fez a transformação que o Brasil jamais tinha visto. Nenhum partido no mundo fez uma transformação política em tão pouco tempo: 10 anos! Muito pouco tempo, mas a gente conseguiu. É essa transformação que deixa nervosa a mídia, que incomoda o poderio econômico, que aguça os olhares de todos no mundo afora, para tentar impedir que essa escalada continue. E não é a escalada de membros do PT, mas sim do povo brasileiro, que muda o IDH, que muda a distribuição de renda”, afirmou o senador.
 
Presentes
 
Participaram da mesa, além de Pinheiro e Afonso: o deputado federal Amauri Teixeira; o presidente do PT estadual Jonas Paulo; o secretário da Comunicação, Robinson Almeida; os deputados estaduais Neusa Cadore, Bira Coroa e Yulo Oiticica; o vereador Gilmar Santiago (líder da oposição na Câmara de Salvador); e a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão.
 
Ao todo, mais de 90 cidades estiveram representadas no encontro. Algumas das principais lideranças da tendência no interior do estado também marcaram presença, como os vereadores Professor Danilo (Conceição do Coité), João Romão (João Dourado), Dermeval Santos (Ibitiara); os ex-prefeitos Cibele Oliveira (Rafael Jambeiro), Ivan Soares (Nova Redenção) e Zé das Virgens (Irecê); a vice-prefeita Célia Andrade (Itaju do Colônia), entre outros.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323