'Para que os distritos vivam bem, não é necessário transformá-los em bairro', diz Zé Neto na II Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar em Feira de Santana

Mais de cinco mil pessoas circularam pelo evento, que aconteceu no Distrito de Tiquaruçu

Promover o resgate da cultura da zona rural e ampliar as possibilidades de geração de renda e crescimento econômico foram objetivos da II Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar realizada no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, de 2 a 4 de agosto.

Durante todos os dias os agricultores puderam participar de um encontro de solidariedade e troca de conhecimentos. Foram realizados debates, oficinas profissionalizantes e palestras que trataram de assuntos como a manipulação de plantas, remédios caseiros e a participação da agricultura familiar na merenda escolar. Na plenária, a implantação de creches na zona rural e novas tecnologias aplicadas ao campo também foram temas colocados em pauta.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, neste domingo (04), do encerramento do evento, que contou com a apresentação de bandas, grupos de dança e trios forrozeiros, a exemplo do Trio Araponga. A Feira contou ainda com apresentações de dança de terreiro, quadrilha junina e samba de roda.

O evento foi organizado pela Associação Comunitária do Distrito de Tiquaruçu e teve o apoio do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).

Para Zé Neto, momentos como este mostram que cada dia mais os distritos estão se encontrando e a população demonstra que quer continuar vivendo ali. Por isso é necessário fazer com que os distritos tenham condições e qualidade de vida, com mais água, mais educação, saúde, organização e economia solidária, fortalecendo, assim, a produção rural. “Para que os distritos vivam bem, não é necessário transformá-los em bairro. É necessário fazer com que os distritos tenham condições para viver bem. A cidade tem que atender aos interesses também do distrito, e não o contrário”, defendeu referindo-se à aprovação, no dia 19 de junho deste ano, de projeto da prefeitura municipal que pretende criar seis novos bairros na cidade transformando a zona rural em zona urbana, o que tiraria direitos da população do campo, a exemplo do Seguro Garantia Safra, o ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), o direito de se inscreverem no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), direitos previdenciários e a permissão para vender produtos para a merenda escolar das escolas municipais de Feira e região através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na oportunidade, Conceição Borges, coordenadora do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana, comemorou a melhor safra de milho dos últimos 25 anos, produzida na zona rural da cidade, após um longo período de estiagem. E agradeceu a presença do deputado Zé Neto na festa e o apoio dado pelo parlamentar à comunidade do campo.

Conceição também destacou a capacidade da comunidade rural de promover um encontro que garante um livre espaço, de caráter regional e territorial, para troca de experiências. “Na nossa compreensão, a agricultura familiar não passa apenas pelo plantar e colher. Ela passa por conservar, preservar, garantir e promover um espaço de apresentação e de debate. Então este foi o grande objetivo. Nós somos um País hoje que está avançando muito na área tecnológica, por exemplo. Que esta tecnologia também venha para a zona rural, para garantir a produção de alimentos à nossa comunidade. Que a gente encontre uma forma de sobreviver de forma digna, humana e solidária, sem precisar ter que sair do nosso campo, da nossa roça, da nossa cultura e da nossa vida, para viver no meio urbano”.

Mais de cinco mil pessoas circularam pela Feira, que contou ainda com a participação de representantes dos municípios de Conceição da Feira, Irará, Santanópolis e Tanquinho, e dos distritos de Tiquaruçu, Maria Quitéria, Jáíba e Humildes, além de moradores da sede do município. “A Feira deixa uma mensagem muito importante para a gente, que é a necessidade de continuar organizando este evento para promover o encontro do campo e da cidade. Foi muito gratificante ver que várias pessoas da cidade foram ao distrito para visitar, conhecer, participar, valorizar e parabenizar o campo por estar construindo este espaço de comercialização e valorização da agricultura familiar”, agradeceu Conceição Borges.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323