Z Neto recebe dirigentes da APLB para discutir tramitao dos projetos de lei que iro beneficiar 36,6 mil professores baianos

Objetos de acordos celebrados entre a categoria e o Governo, com intermediação do deputado, propostas devem ir para votação ainda este mês
 
O deputado estadual Zé Neto (PT) recebeu, na tarde desta terça-feira (6), em seu gabinete na Liderança do Governo, na Assembleia Legislativa, diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para discutir o andamento dos projetos enviados pelo Executivo para serem votados na Casa, que irão beneficiar os 36.615 professores da rede pública de ensino na Bahia.
 
O presidente da APLB, Rui Oliveira, o secretário da entidade, Claudemir Nonato, e o diretor social, Marcelo Araújo, falaram com o Líder do Governo sobre a expectativa da aprovação no Legislativo dos projetos de lei que tratam da manutenção do pagamento de gratificações ao professor readaptado (o que significará um aumento de 31% nos rendimentos dos profissionais que não estão em sala de aula) e determinam que a hora-atividade destinada ao planejamento passe de 30% para 33% da jornada de trabalho do professor. A hora-atividade se trata da atividade complementar destinada aos docentes para preparação e avaliação do trabalho didático, reuniões pedagógicas e aperfeiçoamento profissional. 
 
Governo atende reivindicação de 25 anos
 
O professor Rui Oliveira falou sobre a confiança de que a votação dos projetos corra dentro do planejado e salientou o empenho do Governo em atender uma demanda antiga da categoria, que já durava um quarto de século. “Estamos confiantes na aprovação, por acordo de lideranças, desse projeto que beneficia a todos os professores da Bahia e vamos comemorar essa grande conquista que é a Lei do Piso e também a readaptação, que devolve a dignidade do professor, já que ele perdia todas as suas vantagens, pois estava associado à regência de classe”, afirmou, no gabinete da Liderança do Governo.
 
Para o Professor Rui, como é conhecido, o dia 15 de julho de 2013 deverá ser lembrado como uma data histórica para a categoria, quando os projetos foram aprovados, na Governadoria, com as presenças do governador Jaques Wagner, a APLB, o Líder do Governo, além dos secretários Oswaldo Barreto (Educação), Manoel Vitório (Admininistração), Cézar Lisboa (Relações Institucionais) e Robinson Almeida (Comunicação).
 
Zé Neto comemora retomada do diálogo
 
Um dos principais articuladores do Governo junto aos representantes dos professores, Zé Neto também comemorou os acordos e a retomada do diálogo com a categoria. O parlamentar também comentou a expectativa de votar as propostas para que a classe possa gozar dos benefícios acordados o quanto antes.
 
“A Casa acabou de voltar do recesso, mas vou trabalhar para que o processo de votação seja iniciado o quanto antes. A meu ver, não haverá grandes dificuldades, até porque a própria oposição reconhece a grande conquista para a categoria dada por esses dois projetos. Um deles, inclusive, o de readaptação, é uma luta de mais de 25 anos de todos os professores da Bahia, e o outro cumpre a Lei do Piso Salarial, reduzindo em duas horas o tempo na sala de aula, podendo planejar melhor suas atividades extra-classe”, destacou.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323