Z Neto prestigia lanamento de livro de Emiliano Jos, em Braslia

O evento, realizado na residência do procurador geral da República, Augusto Aras, contou com a presença de personalidades da política, cultura e do segmento jurídico brasileiro

Em clima de amizade e comemoração, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve em Brasília, na noite desta quarta-feira (07), para participar do lançamento do livro do político , jornalista e escritor, Emiliano José, Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento (IV) – Golpe. Tortura. Verdade.,em um jantar, oferecido pelo procurador Geral da República, Augusto Aras, em sua residência, na capital do país. Importantes figuras da políticas, cultura e do mundo jurídico estiveram presentes.

Zé Neto destacou a relevância de poder prestigiar o escritor, que já está em sua décima obra. “É mesmo uma alegria poder participar do lançamento do livro do companheiro Emiliano José que, sem nenhuma dúvida, é uma importante referência na minha vida política, até porque fomos protagonistas de vários embates, no início do Governo Lula, época em que eu ainda não tinha a dimensão do que estávamos para enfrentar”, disse.

O parlamentar ainda falou sobre a trajetória de Emiliano, na política, quando preso e torturado, durante a Ditadura Militar, no Brasil. “Emiliano vivido e testado na resistência, foi uma das figuras que muito me apontou o caminho para esse entendimento, do quanto é importante a hora de sermos governo, saber que ônus e bônus andam juntos, e muitas vezes, pelo fato de sermos demandados como somos, principalmente nós do PT. Emiliano José traz uma trajetória extremamente rica, de vivências políticas muito ideológicas e voltadas para o desenvolvimento do Estado Democrático”.

Na oportunidade, Zé Neto, que é advogado, também celebrou o fato de o lançamento ter sido realizado na residência do amigo e ex-sócio na área jurídica, Augusto Aras. "Augusto, meu parceiro, filho de Roque Aras - o qual considero meu pai de criação - ambos que muito colaboraram na minha vida profissional, pessoal e política para que eu me tornasse um combatente da causa democrática, com conteúdo e determinação que hoje tenho”, finalizou.

Homenagens:

Durante o jantar, alguns dos demais presentes teceram homenagens ao escritor, a exemplo do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, que comemorou o atual momento político brasileiro e parabenizou Emiliano por mais uma criação. “Temos que valorizar e comemorar esse período que é uma espécie de sagração. Ainda há muito o que se fazer pelo nosso povo, por isso continuaremos a lutar e trabalhar pelo Brasil. Aproveito para expressar a minha admiração por Emiliano, grande companheiro de luta. Parabéns”, disse Rui.

O anfitrião, Augusto Aras, parabenizou, emocionado, o amigo escritor. “ Emiliano é um referencial de caráter, de respeito ao passado, ao presente e ao futuro. Tê-lo em nossa casa, neste dia em que Emiliano lança, em Brasília, o seu livro e se encontra com amigos, representa grande marco, porque o exemplo fala mais do que qualquer discurso. Emiliano José é a história encarnada e o compromisso com todos os ideais libertários que a democracia brasileira precisa.”

Homenageado

Na vida o que vale é o espanto”, pontuou Emiliano José, em frase de Oscar Niemeyer, ao iniciar seu discurso em agradecimento aos amigos presentes. “ Sou um homem comum de convicções profundas, que podem nos possibilitar mudanças. Me encontro em um momento muito emocionante, recebendo essa homenagem com respeito e carinho. Momentos como esses aumenta a nossa dose de responsabilidade com a nossa história”, comemorou Emiliano.

Presentes

O lançamento contou com a presença de amigos e figuras políticas e do cenário jurídico, baiano e brasileiro, como a ministra da Secretaria de Recursos Humanos, Maria do Rosário; a secretária executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon; do senador, Walter Pinheiro (PT); do secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli; o deputado estadual, Marcelino Galo (PT); o deputado federal, Nelson Pelegrino (PT), e renomado jornalista Luís Nassif.

Obra

O livro é o quarto volume da serie Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento. De acordo com Emiliano José é uma tentativa de resgatar a política na Bahia, na época da ditadura militar. “A série terá continuidade, com outros volumes, em que tento e tentarei relembrar a história daquele período de terror e de sombras, para que nunca mais esqueçamos o que foi a ditadura, o terrorismo da ditadura, a violência da ditadura para que ela nunca mais se repita no Brasil”.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323