Obra da Lagoa Grande vai beneficiar cinco mil famlias de bairros prximos com esgotamento sanitrio

“A expectativa é que nos próximos três meses esta última etapa das obras já esteja com projetos prontos e até o fim do ano já com licitação e ordem de serviço dada”, disse Zé Neto

Boa notícia para cinco mil famílias que vivem nos bairros da Rocinha, Caseb, Parque Getúlio Vargas e Ponto Central, em Feira de Santana. Na tarde desta segunda-feira (12), em reunião com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Embasa, Conder e Caixa Econômica Federal chegaram a um consenso sobre a última etapa das obras da Lagoa Grande, que tem custo de R$ 20 milhões e atenderá, com esgotamento sanitário, aos bairros da Rocinha, Caseb, Parque Vetúlio Vargas e Ponto Central, em Feira de Santana.

A reunião aconteceu na Superintendência da Caixa, em Salvador, e foi acompanhada pelo superintendente desta instituição em Salvador, Paulo Píton, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Lúcio Machado, além de técnicos da Embasa e da Conder.

Urbanização

Esta última etapa consiste na urbanização do entorno da Lagoa, o que possibilitará que pelo menos, cinco mil famílias sejam diretamente atendidas com rede de esgoto pluvial canalizado para a Bacia do Subaé. Conforme o projeto original, caberia a estas localidades esperar até a construção da Bacia do Pojuca para serem atendidas com rede de esgoto.

De acordo com o diretor de habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, “o Consórcio vencedor (formado pelas empresas PJ Construções e Terraplanagem Ltda. e AJ Construtora Ltda) já está mobilizando o início da obra e estamos aguardando autorização da Caixa, responsável pela liberação de recursos”.

“A  Caixa, nesse momento, está realizando a verificação do processo licitatório, identificando os elementos que foram licitados e os que são passíveis de terem execução autorizada. No que depender de nós, logo, logo a população de Feira de Santana receberá a Lagoa Grande totalmente requalificada”, disse Cláudia Maia de Freitas, coordenadora da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR) da Caixa.

“A reunião de hoje serviu para definir, claramente, qual será o nosso caminho, e o problema está praticamente, resolvido. Com a canalização do esgoto de pelo menos cinco mil famílias para a Bacia do Subaé, a situação de bairros, com a Rocinha, que tem sofrido muito em função da falta de esgotamento, será em grande parte resolvida. A Rocinha é a área mais próxima da Lagoa e a mais baixa, e sofre por demais com inundações por conta das chuvas”, apontou Zé Neto.

Até o fim do ano, licitação e ordem de serviço

O líder do governo considerou a reunião satisfatória. “Há boa vontade da Conder, da Caixa e da Embasa e essa sinergia, com certeza, vai fazer com que nos próximos três meses essa última etapa já esteja com projetos prontos e até o fim do ano já com licitação e ordem de serviço dada para que a gente possa, dentro do cronograma, executar essa última parte do projeto. A notícia é boa para Feira de Santana e para as comunidades da Lagoa que serão imediatamente beneficiadas com esta importante intervenção que lhes dará mais qualidade de vida”, disse Zé Neto.

Obra da Lagoa Grande

A obra da Lagoa Grande é um contrato de R$ 68 milhões, dividida em três etapas. As duas primeiras tratam da construção do Conjunto Habitacional Núcleo Conceição, são 690 casas que foram construídas para reacomodar famílias que residiam no entorno da Lagoa. A terceira etapa é a de urbanização com direito a pista de borda, ciclovia, pista de cooper no entorno da lagoa e outros equipamentos a exemplo de quadra de esporte e praças. “Urbanizando a Lagoa Grande, estamos também transformando-a em um espaço de lazer para a população feirense”, sinaliza o deputado Zé Neto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323