Governo autoriza perfuração de poços na zona rural de Feira

A seca castiga a região de Feira de Santana. A falta d’água é sentida em todos os oito distritos que compõem o município. Devido a essa situação o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), através da presidente Conceição Borges, busca alternativas para combater a estiagem, que levou a uma perda de 60 por cento da safra de milho e feijão.

Conceição solicitou a perfuração de vários poços artesianos em localidades da zona rural feirense. O deputado Zé Neto fez pleitos junto à Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) para que as reivindicações fossem atendidas. “Conheço bem a realidade da zona rural feirense e a seca de fato castiga a população, arrasando plantações e criando dificuldade até mesmo para captação de água para consumo humano. A perfuração desses poços é uma medida importante para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destaca o deputado Zé Neto.

Dentre as localidades beneficiadas, estão: Água Grande, Canteiro/Rosário e Tanquinho que já estão com poço perfurado; Alecrim Miúdo, Vila Santa Inês, Matinha já estão sendo abastecidas pela Embasa; além de Boa União e Camacho onde os poços estão sendo locados; mais Campestre e Vitória onde já foi autorizada a perfuração de poços; e Pau Comprido e São Roque onde haverá locação de poços.

Além de fazer gestões junto à Cerb para perfurar os poços, o deputado Zé Neto intermediou reunião entre representantes do Sindicato, da Embasa, Cerb, Car (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) - órgãos responsáveis pela distribuição de água - e a Cordec (Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia). O objetivo é buscar junto ao Governo do Estado a homologação de documento encaminhado pela Prefeitura, onde é decretado estado de emergência no município, devido à seca.

Com o reconhecimento do estado de emergência, o homem do campo que sofre prejuízos poderá discutir junto aos bancos linhas de crédito para enfrentar o momento difícil. Além disso, a contratação de carros-pipa, escavação de poço artesiano e construção de cisternas podem ser feitas sem licitação, par agilizar o combate à seca.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323