Governador debate desenvolvimento urbano com movimentos sociais

Representantes de associações, centrais sindicais e outras entidades da sociedade relacionadas aos movimentos sociais urbanos foram recebidos pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (14), para debater as formas de intensificação das políticas públicas do Estado para área do desenvolvimento urbano.

Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), o encontro aconteceu na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. De acordo com o secretário Cezar Lisboa, a mobilidade e habitação estão entre os pontos que ganharam destaque no debate, que faz parte de uma série de encontros realizados entre o Governo do Estado e a sociedade civil. 

“Estamos construindo, junto com a sociedade civil, novas ações e aprofundando os aspectos que complementam as medidas que estão sendo feitas”, disse o secretário. Ele explicou que a Bahia faz agora o maior investimento da história na área de mobilidade urbana, com o metrô e obras estruturantes, “e lógico que é bom que se discuta isso com os moradores”, disse.

Participação social

Para o coordenador do movimento Comunicação, Militância e Atitude–Hip Hop, DJ Branco, a reunião estreita ainda mais os laços entre a sociedade civil e o governo. “Este espaço é importante e influi na reformulação e elaboração de políticas públicas no Estado da Bahia, não só para movimentos específicos, como este do hip hop, mas, para a sociedade civil em geral, uma forma de participação social efetiva”, destacou. 

Todos os encontros sobre o desenvolvimento urbano são organizados pela Serin, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA). Segundo o coordenador do Codes, Edson Valadares, de 2000 a 2010, a Bahia teve um crescimento da população urbana de 15,16%, enquanto a população rural teve queda de 8,92% no mesmo período. 

“Esta situação de êxodo rural gerou um crescimento desordenado das grandes e médias cidades, demandando serviços de qualidade que os municípios tem dificuldade em atender no curto prazo”, afirmou Valadares. Este crescimento se reflete também na área de habitação. O secretário Cezar Lisboa enfatiza que Salvador já não dispõe de novas áreas para construção e por isso é preciso trabalhar novas alternativas.

Rodadas de diálogo

Participaram também do encontro com o governador Jaques Wagner, representantes do Movimento Nacional de Luta por Moradia, do Movimento dos Sem Teto de Salvador, do Centro de Referência Integral do Adolescente, Frente de Luta Popular, Federação de Associação de Bairros de Salvador, entre outras entidades. 

As rodadas de diálogo com o Governo do Estado já tiveram a participação das centrais sindicais e associações profissionais, instituições acadêmicos, segmento religioso, entidades empresariais e movimentos sociais identitários. Ainda estão previstas reuniões com os movimentos sociais da juventude e do movimento negro.

“O governo tem feito investimentos em infraestrutura, segurança, saúde, áreas sociais e tem tido um avanço muito grande em comparação com indicadores anteriores. Para aprimorar também o que está sendo feito, estamos avaliando estas ações junto com representantes da comunidade estas ações”, afirmou Cezar Lisboa.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323