Z Neto participa do Seminrio Regional de Emancipao de Humildes

O deputado salientou a importância do diálogo, e falou da necessidade de saber o tamanho do distrito de Humildes em decorrência das modificações recentes feitas atualmente pelo governo municipal quando criou novos bairros

No final da manhã deste domingo, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), esteve no distrito de Humildes, em Feira de Santana, participando do Seminário Regional de Emancipação da Bahia, para discutir o processo de emancipação da localidade, com a presença de diversas autoridades, técnicos e sociedade civil. Na oportunidade, dúvidas da comunidade foram sanadas.

Dentre os presentes, estava o deputado estadual João Bonfim, presidente da comissão dos limites territoriais na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que esclareceu na oportunidade diversos pontos relacionados ao processo de emancipação.

Na oportunidade, o deputado Bonfim esclareceu diversos pontos relacionados ao processo de emancipação, citando que a lei aprovada no Congresso agora encontra-se no Senado e logo que for aprovada naquela Casa, será remetida para as Assembleias Legislativas de todos os Estados, e que chegando a Bahia, haverá todo empenho por parte da Comissão para que a mesma seja votada.

“O texto aprovado no Congresso, que ora se encontra no Senado, prevê que só haverá criação de municípios por desmembramento com a participação de todos os moradores da localidade que pretendem emancipação e também de todo o município em questão, ressaltou João Bonfim.

Neste caso, não havendo modificação na Lei, para que aconteça a emancipação de Humildes, todos os moradores de Feira de Santana participariam do plebiscito.

Na oportunidade, Zé Neto salientou a importância do diálogo. “Acredito que o debate é o processo mais legítimo neste caso. Por exemplo, eu estive aqui na sede no São Pedro, participando de uma festa linda e grande, mas acho que tem que ser discutido com a população se é a festa é a prioridade, ou se acham que o dinheiro tem que ser investido na construção de novos equipamentos no distrito”, disse.

De acordo com Zé Neto, independente do resultado o importante no momento é a identificação do tamanho do distrito de Humildes, para que seja feita uma analise dos prós e contras com relação ao processo de emancipação. “Hoje fomos chamados aqui para discutir limites territoriais. É preciso saber o tamanho de Humildes, para verificar o que é melhor por conta da recente mudança feita pelo governo municipal quando criou novos bairros. Pode acontecer ou não, mas o importante é a participação no debate. Se for desejo da população, iremos discutir com legitimidade”, destacou.

 “Falo aqui de forma honesta que a tramitação está no Senado, e que assim que chegar na Assembleia Legislativa da Bahia, sentaremos com a bancada e discutiremos mais uma vez com os interessados, que são vocês. Podem contar conosco para resolver essa medida que tem que ser tomada com maturidade. ”, assumiu o compromisso.

O debate que teve como tema ‘Autonomia para Crescer’, foi realizado no Clube Paroquial de Humildes, na sede da localidade.

BA 526 que liga o distrito de Humildes a BR 324

Na oportunidade o deputado Zé Neto falou sobre o processo licitatório para a reestruturação da BA 526, estrada que liga o distrito à BR-324. “O importante é reconhecer que estávamos devendo isso a Humildes. Fizemos vários tapa-buracos, quando o que gostaríamos de fazer mesmo era a duplicação da estrada, o que não vai ser possível”, disse.

“Nesse processo estudos técnicos foram realizados, e surgiu uma polêmica na imprensa que o governo estava no retrocesso ao anunciar que a estrada seria de paralelepípedos. Gostaria de deixar claro, que depois dos estudos da área, foi observado que as casas no entorno da BA jogam água para a pista e que com a infiltração qualquer asfalto que seja colocado vai se deteriorar”, citou.

Zé Neto salientou que a população do distrito deve conversar com os técnicos do Derba e fazer o que acham melhor. “Voltamos ao assunto que o mais importante é debater”, declarou.

Informações sobre a licitação

A abertura dos envelopes será no próximo dia 21 de agosto, às 10h, na Coordenação Executiva de Licitação (CEL), localizada na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os interessados poderão obter outras informações, neste mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O edital e os anexos podem ser consultados através do www.derba.ba.gov.br, no Portal de Licitações. Outras informações através do (71) 3115-2174, 3115-2146, cel@derba.aba.gov.br.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323