Zé Neto procura Ministério Público para intermediar retomada da licitação do Transporte Complementar na Bahia

Deputado considera liminar que suspende o processo licitatório “totalmente descabida”

Nesta segunda (26), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu-se com a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Rita Tourinho, para tratar da regulamentação do Sistema de Transporte Complementar do Estado da Bahia. A reunião aconteceu na sede do MPE, em Salvador.

O deputado considera a liminar que suspende o processo licitatório “totalmente descabida”. Assim, pediu apoio ao MPE para buscar caminhos para retomar as licitações.

“Todas as partes envolvidas estiveram no Ministério Público e assim, no diálogo, foi formulada toda a política estadual de regulamentação desse sistema de transporte. Naquele momento, o Ministério Público foi intermediador dos debates que ocorreram entre as empresas de ônibus e os representantes do governo do Estado com os representantes do sistema de transporte complementar. Com essas cabeças e mãos se elaborou um processo de regulamentação. Só que posteriormente a isso, e de ter em aceitado esse processo e participado de sua construção, os representantes das empresas de ônibus ajuízam uma ação na justiça alegando que havia defeito na regulamentação. Portanto, uma alegação descabida”, aponta o parlamentar.

Zé Neto lembra que, em função dessa liminar, mais de seis mil veículos estão sem poder ser regularizados.

“Estamos buscando, até a semana que vem, uma saída para o problema. Para mim, é preciso sentar-se à mesa novamente, como o próprio MPE já sinalizou, com governo do Estado, as partes interessadas que são objeto da Projeto de Lei 11.378/2009 e encontrar, nessa recomposição de diálogo, uma saída definitiva para que tenhamos possibilidade de suspender a liminar e reencontrar o caminho da retomada das licitações em todo o Estado. O Transporte Complementar já tem Lei que regulariza o transporte, aprovada pela Assembleia Legislativa no Governo Wagner, e, nesse momento, tem que dar os outros passos", observa o líder do governo.

Entenda o caso

Zé Neto está há mais de 20 anos acompanhando os trabalhadores no Transporte Rodoviário Complementar e trabalha, juntamente com o governo do Estado, para atender a uma demanda, de mais de 40 anos, da categoria: a regulamentação de suas atividades. Para isso, o governo do Estado enviou ao legislativo um projeto de lei (fruto de discussão entre o Estado e a categoria), aprovado na Assembleia Legislativa com o apoio de Zé Neto.

A partir de então, e após uma série de diálogos, teve início o processo de licitação para permitir a regulamentação, tendo como piloto a cidade de Santo Estevão. Entretanto, uma ação foi ajuizada por representantes de empresas de ônibus convencional com o objetivo de discutir e suspender as licitações que já haviam sido publicadas no Diário Oficial do Estado, ou seja, já estavam previstas. Com a concessão da liminar pela Justiça aos empresários de ônibus, todo o processo licitatório foi travado.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323