Z Neto prestigia lanamento do livro de Rita Olivieri-Godet, em Feira de Santana

Para o deputado, Rita Olivieri é uma das mais coerentes lideranças, que ajudou a construir o movimento sindical dos professores aqui da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e em toda Bahia

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), prestigiou na noite desta quinta-feira (29), o lançamento do livro “A alteridade ameríndia na Ficção Contemporânea das Américas: Brasil, Argentina & Quebec” da professora doutora Rita Olivieri-Godet, na Galeria Carlo Barbosa do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A autora afirmou que a obra contribui para deslocar o imaginário que reserva aos povos indígenas o lugar marginalizado de “estrangeiros de dentro”, de “relíquias de um passado” a ser preservado, “impulsionando, ao modo delas, a reconfiguração da sensibilidade contemporânea”.

Na oportunidade, o deputado Zé Neto, relatou que nos anos 80, fazia parte movimento estudantil e a professora Rita Olivieri do movimento docente. “Rita é uma das mais coerentes lideranças, que ajudou a construir o movimento sindical dos professores aqui da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e em toda Bahia”, destacou.

“Rita, além de ter um nível intelectual, de pesquisa e de conhecimento literário dos povos das Américas, ela tem também e continua mantendo o conhecimento energético ao conseguir trazer ao seu redor, como foi esse evento, figuras que com certeza compõem o nível poético sensível, mágico e encantador da nossa belíssima Feira de Santana. Viva para os que bebem poesia e cultura. Valeu demais ter reencontrado Rita Olivieri depois de tantos anos com o mesmo vigor e a mesma magia”, declarou Zé Neto.

Além do líder do Governo na AL-BA, estavam presentes no lançamento do livro Tonho Dionorina, Juraci Dórea, o secretário de Cultura Jailton Batista, Antonio Brasileiro, Rubens e Roberval Pierri, Emanuel do Viva Feira, Selma Dórea, a professora da Uefs Maslova Freitas, Joilson do Feira Coletivo, o cantor Leno do Projeto Noites Autorais, os cantores feirenses Paulo Costa e Carol, Bia Vasconcelos diretora do Amélio Amorim, dentre outros.

Apresentação cuktural – O deputado Zé Neto, prestigiou também nesta noite (29) a apresentação de Leno Peixoto e convidados com o Projeto Noites Autorais, no auditório do Centro de Cultura e Arte (Cuca).

A obra

O livro A alteridade ameríndia na ficção contemporânea das Américas – Brasil, Argentina & Quebec, em que trabalha, a partir de vários ensaios, o retrato feito pela literatura, entre elas a brasileira, do índio. O livro faz parte da coleção Litteris, da editora Fino Traço.

Resumo do livro - “As formas de ficção de que nos ocupamos proporcionam uma discussão sobre a questão da autonomia dos povos ameríndios e as modalidades de um projeto inclusivo no que diz respeitos à construção da cidadania no interior dos estados nacionais, além de possibilitarem uma reflexão sobre o significado da ‘americanidade’ no âmbito cosmopolitismo pós-moderno”.

Comenda Maria Quitéria

Ainda nesta quinta (29), a professora foi condecorada na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, com a Comenda Maria Quitéria, que tem como objetivo de prestigiar personalidades que possuem serviços prestados à comunidade feirense.

A autora

Rita Olivieri- Godet é brasileira, mas vive na França há muitos anos. A princípio em Paris e atualmente na cidade de Rennes, onde é professora titular de Literatura Brasileira na Universidade do mesmo nome. É membro do Institut Universitaire de France. Especializou-se nas relações entre literatura e identidade, tomando como corpus privilegiado a produção literária brasileira dos séculos XX e XXI. Escreveu, entre outros, um estudo monográfico sobre a obra do autor baiano João Ubaldo Ribeiro, intitulado Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro (São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABL; Feira de Santana: UEFS Editora, 2009). Foi professora titular de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Publicou vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras e livros sobre literatura e cultura brasileiras no Brasil e na França.

Clique aqui para conferir as obras publicadas por Rita Olivieri

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323