No evento, secretário da Saúde disse que a Bahia caminha para ser primeiro estado a informatizar todos os Postos de Saúde da Família
O II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde 2013 reúne, até a próxima sexta-feira (30), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, as principais instituições de serviços de saúde, fornecedores e dirigentes de hospitais do Nordeste.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da abertura do evento, na manhã desta quarta-feira (28), juntamente com o governador Jaques Wagner; o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla; o presidente da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) Ricardo Costa; o ex-presidente da Ahseb, Marcelo Brito; o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Sindhosba), Raimundo Correia; secretários municipais de saúde e perfeitos, a exemplo de Wilson Cardoso (Andaraí) e Oberdan Rocha (Barra do Choça).
Wilson e Oberdan representaram prefeitos de 125 cidades Baianas que receberão computadores para Postos de Saúde da Família. Ao todo, são 772 máquinas que serão utilizadas na expansão do programa Telessaúde, que passa a atender todos os 417 municípios baianos.
“Precisamos melhorar oferta de serviços de saúde a cada dia e temos feito isso aqui na Bahia utilizando de todas as ferramentas possíveis nas unidas próprias do poder público, entidades filantrópicas e da iniciativa privada, somando esforços para oferecer uma saúde melhor à população”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele destacou ações do Governo do Estado na área de saúde nos últimos seis anos, a exemplo da entrega de cinco hospitais de grande porte, além do novo Hospital Couto Maia, em fase de construção, e da reforma e ampliação dos principais hospitais do estado. O governador ainda destacou que, com investimentos de R$ 620 milhões, foram criados 1.300 novos leitos hospitalares em toda a rede estadual, triplicando a oferta de unidades de tratamento intensivo (UTI).
De acordo com o secretário Jorge Solla, os serviços de urgência e emergência contam com 17 unidades de pronto atendimento (UPA), sendo 13 no interior do estado e 14 em Salvador. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) atende em 256 municípios e 19 regiões de saúde do estado.
Solla disse que, até o fim de 2013, o número de PSF do Estado deve chegar a mil novas unidades implantadas desde 2007. Ele ainda destacou que a Política Estadual de Atenção Básica já cobre 64% da população baiana, com 5 mil equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que tiveram seis unidades implantadas.
Solla destacou ainda que a Bahia dobrou os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o atendimento nas redes pública e privada. “Tivemos avanços fundamentais no setor público e também nas parcerias com o setor privado e este fórum é um grande movimento de dos mais diversos setores da saúde constituindo um importante espaço de troca de experiências”, declarou o secretário.
Para o presidente da Ahseb, Ricardo Costa, as parcerias garantem a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. “Precisamos das parcerias para que as instituições consigam melhorar o atendimento prestado ao paciente como princípio básico”.
Zé Neto destaca Planserv e Saúde em Movimento
Para o deputado Zé Neto, o fórum tem papel importante na integração dos diversos campos da Saúde Pública e Privada. “Hoje, quando se fala em Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv), se fala no atendimento a mais de 460 mil beneficiários direitos e isso faz a diferença no atendimento geral da saúde na Bahia. Como também dialogar com a Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) faz a diferença, pois muito do que nós estamos a construir tem acontecido em parceria”. De acordo com Zé Neto, um exemplo bem sucedido dessa parceria é o Programa Saúde em Movimento “que, em três anos, já atendeu a mais de 200 mil pessoas em toda a Bahia especialmente no atendimento oftalmológico com foco na cirurgia de catarata, devolvendo a visão para muitos baianos e baianas”.
Na foto, da direita para a esquerda: o deputado Zé Neto; o o presidente da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) Ricardo Costa; o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Sindhosba), Raimundo Correia; o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla; e o ex-presidente da Ahseb, Marcelo Brito.