Estudantes de escolas pblicas de toda a Bahia expem experimentos durante Feira de Cincias e Tecnologias Sociais em Salvador

Evento no Centro de Convenções atraiu mais de 2 mil pessoas nesta terça; exposição aberta ao público segue até quinta 
 
Experiências científicas realizadas nos Centros Estaduais, Centros Territoriais e unidades de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional participam, a partir desta terça-feira (3), da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. 
 
No evento, que vai até quinta (5), sempre das 8h30 às 18h, com entrada gratuita, os visitantes poderão conhecer ações de intervenção social desenvolvidas por estudantes e professores no intuito de prestar serviço à comunidade. O encontro, que na manhã desta terça já recebeu cerca de 2 mil pessoas, também estão sendo dadas orientações sobre os 80 cursos de educação profissional que são oferecidos pela Secretaria da Educação (SEC), além dos 96 de projetos de qualificação através dos programas Pronatec, Proeja Fundamental, Projovem Urbano e Saberes da Terra. 
 
Além disso, os participantes poderão participar de oficinas temáticas e ter acesso a serviços de saúde, como medição de glicemia e aferição da pressão arterial.
 
Experiências 
 
Entre os projetos desenvolvidos e expostos na Feira está o da estudante Jacilene de Almeida, da 2ª série do curso técnico de Agropecuária no CETEP de Ribeira do Pombal, no nordeste baiano.
 
Ela desenvolveu um projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) que dispensa o uso de ações danosas ao Meio Ambiente, como o emprego de agrotóxicos, em uma ação integrada (aliando a criação de animais com a produção vegetal) e sustentável.
 
"A ideia é incentivar o consumo de hortaliças sem agrotóxicos e garantir nas comunidades rurais a sustentabilidade, preservando a qualidade do solo, das fontes de água e, por extensão, dos próprios alimentos", explicou a estudante.
 
 
Outros projetos interessantes em exposição são os que visam criar meios de hospedagem em comunidades carentes de Salvador e Cachoeira (respectivamente, Calafate e Quilombo Kaonge), respeitando as características culturais de cada local, além da captação de recursos financeiros para este fim.
 
O projeto, que prevê a criação de duas pousadas, foi desenvolvido por alunos do 5º e 4º semestre do curso técnico em Hospedagem do Proeja. 
 
No estande, as alunas Márcia Said, de 37 anos, e Luciana Purificação, 40, apresentaram as maquetes das hospedagens, e destacaram a possibilidade de os locais receberem turistas interessados em roteiros alternativos.
 
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323