O deputado estadual Zé Neto participou na tarde de hoje, 17, de uma reunião com o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Ronald Lobato, a fim de discutir ações de políticas públicas para a cadeia produtiva do leite no estado. Na ocasião o deputado entregou ao secretário uma cópia da carta – Caminhos do Leite na Bahia.
A intenção do deputado é fazer com que haja uma articulação imediata para que o plano de ação possa gerar um programa geral para a cadeia e que possa funcionar com rapidez, criando fóruns e seminários de capacitação do pessoal e abrindo linhas de créditos para os produtores do estado, bem como organizando em definitivo o compasso dessa importante cadeia produtiva.
Segundo o secretário, iniciativas como a do deputado Zé Neto são de extrema relevância para o estado. “Temos que ver como fazer para transformar essas propostas em ação, agente pode ajudar nisso fazendo com que os programas do PPA aconteçam, vamos agora pegar esse documento, ler e ver como enquadrá-lo”.
Para Zé Neto, “O momento é decisivo e o ambiente é propicio para darmos uma grande alavancada na produção de leite na Bahia em busca da alto-suficiência e produção de riquezas. Não é possível conviver em um estado que tem o 4º rebanho brasileiro, está colocado em 15º em produtividade e 6º em produção, com 900 milhões de litros por ano ao tempo que consome 1,6 bilhões, e ainda assim não oferece mercado ao seu produtor”.
O diagnóstico apresentado sobre a cadeia produtiva do leite da Bahia foi elaborado a partir do trabalho de representantes de vários segmentos: Faeb, Senar, Sindileite, Ebda, Desenbahia, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Abase, Ebal, Banco do Brasil (BB), Concrab, Conab, Adab, Econsult, Mandato do deputado Zé Neto e sete secretarias de estado, Sedes, Setre, Seplan, Sicm, Casa Civil, Secti e Seagri.