Zé Neto acompanha diretores de associações de Fanfarras em reunião com secretário da Educação

Conversa com Osvaldo Barreto foi ponta-pé inicial para reestruturação de grupos em toda a Bahia
 
Dirigentes das três principais entidades que representam os grupos de Fanfarras em toda a Bahia se reuniram nesta segunda-feira (10) com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, na sede da SEC, em Salvador, acompanhados do deputado estadual Zé Neto (PT), parceiro da categoria há mais de 10 anos.
 
No encontro, que durou quase duas horas, a presidente da Afab-BA (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia), Raimunda Santana; o presidente da Licbamba (Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia), Luiz Carlos, e o diretor do grupo, Edmilson Dórea; além do presidente da FBF (Federação Baiana de Fanfarras), Edson Ribeiro, apresentaram um quadro atual da atividade no Estado. 
 
Após demonstrarem os números, que apontam mais de 12 mil jovens envolvidos apenas nos projetos ainda ativos, os dirigentes demonstraram algumas situações que precisam ser melhoradas, como a reestruturação de dezenas de grupos em reconhecimento à importância das Fanfarras na Bahia, seja pelo ponto de vista cultural, turístico ou sócio-econômico. 
 
Apesar dos investimentos para reequipar e manter bandas Filarmônicas (ao todo, 60 recebem apoio integral da SEC), o secretário reconhece que os grupos de Fanfarras merecem maior atenção. Após apresentar as principais dificuldades enfrentadas na tentativa de dar subsídio aos grupos, o titular da SEC determinou a realização de um novo encontro para discutir com cada uma das associações a melhor forma de apoio às confrarias.
 
"Isso aqui é apenas o início de uma conversa para reorganizar essa situação das Fanfarras. Para dar continuidade, vamos fazer uma reunião estruturada com cada uma das associações para discutir, prioritariamente, a situação das Fanfarras das escolas públicas da rede estadual", propôs.
 
O encontro também contou com a participação do assessor de relações institucionais da Secretaria estadual de Cultura (Secult), Benito Juncal, que se comprometeu em estreitar os diálogos com as representações associativas.
 
O deputado Zé Neto também defendeu uma maior aproximação entre as pastas de Educação e Cultura com as entidades, a fim de reestruturar com mais rapidez a atividade no Estado. "Vocês da SEC têm que estar em contato direto com ele, que é no diálogo que as coisas se resolvem. Todas as vezes que sentamos para conversar, aqui no Governo, as coisas andaram, e acho que o caminho é esse", propôs. 
 
Ele também defende que haja uma fiscalização para saber se as escolas que recebem recursos da SEC direcionados às Fanfarras estão realmente investindo na sua verdadeira finalidade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323