Rumo das ferrovias que cortaro a Bahia debatido na Assembleia Legislativa

Deputado estadual Zé Neto (PT) parabeniza Comissão de Infraestrutura e bancada do PT pelo evento 

A construção de uma nova malha ferroviária que cortará a Bahia e uma possível desativação de trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) foram os principais assuntos da audiência pública Bahia Sobre Trilhos, que aconteceu nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A audiência foi uma realização da Comissão de Infraestrutura da Casa a pedido da Liderança do Partido dos Trabalhadores e articulação do deputado Joseildo Ramos (PT) e teve como resultado a criação, na Alba, de uma frente parlamentar em defesa das ferrovias baianas.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Alba, que acompanha o andamento do Programa de Integração e Logística (PIL), parabenizou aos organizadores do evento. “O debate sobre ferrovias na Bahia é fundamental para o desenvolvimento logístico de todos o Estado. Nesse instante, em que há previsão de grandes investimentos nessa área, nós não podemos ficar sem saber o que se passa, sem fazer as reivindicações necessárias e sem refletir qual é o melhor caminho para encontrarmos logo a execução desse importante projeto na Bahia”.

Feira de Santana nos trilhos

Zé Neto lembra que a segunda maior cidade da Bahia não ficou de fora do projeto. “Feira de Santana será uma das mais beneficiadas pelo novo traçado ferroviário do país, onde quatro ferrovias por lá passarão. Portanto, esse é um debate que além de interessar a Bahia, muito interessa a Feira”.

ANTT esclarece pontos de discordância

Os esclarecimentos do representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra, foi o ponto de maior importância do encontro, que buscou, através da reunião de sindicalistas, representantes da FCA, prefeitos de municípios afetados, acadêmicos, engenheiros ferroviários, vereadores, deputados estaduais e sociedade civil, esclarecer pontos de discordância quanto aos termos da resolução da ANTT que autorizou a FCA a devolver 1760 km de ferrovias sob sua concessão na Bahia.

O principal ponto de discordância refere-se à centralidade do transporte de cargas em detrimento ao transporte de passageiros. Quanto a desativação, apesar da resolução, o governo federal e o governador Jaques Wagner já garantiram que não haverá desativação dos trechos enquanto houver demanda por cargas e o projeto da nova ferrovia não estiver em execução.

O Programa
O Programa de Investimento em Logística (PIL), do Governo Federal, foi lançado em agosto do ano passado com o objetivo de renovar e promover a integração de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, reduzindo custos e ampliando a capacidade de transporte nacional. A nova ferrovia ligará a Bahia ao Estado de Pernambuco, atendendo ao transporte de cargas e passageiros, ligando Parnamirim (PE) ao município de Feira de Santana, que se torna, com o PIL, um dos mais importantes vetores logísticos e comerciais do Nordeste.

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