Bahia realiza megaoperao de captao de voos internacionais

Onze novos voos internacionais vão ampliar a integração de países ibero-americanos e Europa com a Bahia. A primeira das novas rotas da companhia espanhola Air Europa será operada a partir de novembro deste ano e as demais até abril de 2014, elevando o estado a principal centro de distribuição de voos internacionais do Nordeste. No total, a Bahia terá 34 voos internacionais semanais, um acréscimo de 18 voos, pois na última semana foram anunciadas sete frequências da Aerolíneas Argentinas de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), na Governadoria, pelo governador Jaques Wagner, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e representantes da Air Europa, que passa a ter em Salvador um dos seus principais hubs no Brasil, com 14 voos. Além de Madri (Espanha), que terá o número de voos ampliados para sete, as novas rotas fazem ligação direta da Bahia também com Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Córdoba (Argentina). A previsão é que mais de 120 mil estrangeiros desembarquem anualmente na capital. 

Desenvolvimento

O governador disse que “os novos voos significam mais emprego e desenvolvimento. Quanto maior o número de conexões, mais dinâmica será a economia. Vamos oferecer, a cada dia, mais qualidade e melhores serviços para o turista”. Segundo Leonelli, milhares de turistas estrangeiros poderão vir à Bahia sem precisar fazer escala. “É uma oportunidade de incrementar o turismo de negócios. Salvador será transformada em um polo receptivo da Europa e do Cone Sul, possibilitando a integração ibero-americana, luta que travamos desde 2007”.

Conselheiro do grupo Globália, holding que controla a Air Europa, Álvaro Middelmann informa que “a Bahia foi escolhida por diversos motivos: tem uma localização geográfica estratégica, é um destino turístico consolidado pelo qual há uma demanda muito significativa e possui infraestrutura aeroportuária e turística, que permite o crescimento de fluxo”.

Vinte e dois milhões de desembarques

Entre janeiro de 2007 e julho de 2013, Salvador, Porto Seguro e Ilhéus somaram 22 milhões de desembarques nacionais e internacionais. Os dados são da Infraero, empresa que administra os aeroportos da capital e de Ilhéus, e da organização Sinart, gestora do equipamento em Porto Seguro.

Neste período, nas cidades do litoral sul, foram três milhões de desembarques, enquanto em Salvador foram 19 milhões de chegadas, um incremento de mais de 80% no número de operações na capital, que havia registrado 11 milhões de desembarques entre 2001 e 2006.

De acordo com informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Espanha, Argentina, Uruguai e Chile enviam, juntos, cerca de 210 mil dos 558 mil estrangeiros que a Bahia recebe todos os anos. Para a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, a perspectiva é que esse número cresça pelo menos 20% com as novas rotas. “Estamos dando uma estimativa conservadora, mas os resultados podem ser ainda maiores”, afirma. 

Tabela atual de voos internacionais da Bahia

tabela 1

Tabela após os novos voos

tabela 2

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323