Z Neto defende reestruturao de todo centro comercial e regularizao dos ambulantes em Feira de Santana

O deputado defende reorganização e recuperação imediata do centro de abastecimento e estação nova para amenizar os remanejamentos dos ambulantes no centro da cidade.

O deputado estadual Zé Neto (PT), e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou de sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (12), e destacou a importância do comércio informal que se estabeleceu com a feira-livre, salientando que a força do comércio formal hoje deve-se aos que iniciaram esta caminhada no crescimento do município. Zé Neto acredita na modernização do centro da cidade dando conforto e segurança aos consumidores, sem excluir os responsáveis pelos início de tudo.

“Hoje nós temos um grande comércio em Feira de Santana, o maior da Bahia que, sem nenhuma dúvida, representa a grande força da nossa economia. Sabemos que a situação atual do centro da cidade não é bom para ninguém. Nem para ambulantes, nem para comerciantes formais e até mesmo para os consumidores. Não adianta só promessa ou retirar os ambulantes do centro sem apresentar uma alternativa de inclusão dos mesmos”, declarou.

Durante o evento - proposto pelo vereador Beldes Ramos (PT), que acredita que discutir a situação atual dos comerciantes informais feirenses e procurar soluções que melhorem as condições de trabalho devem ser pautas para o governo municipal - Ana Mary Cardoso, primeira secretária do Sindicato dos Camelôs (Sindicame), e demais sindicalistas exigiram do poder público municipal uma melhor estrutura para que a categoria desenvolva seu trabalho. “Queremos espaço digno para trabalhar e, com isso, criar nossos filhos. Aproveito e questiono o que o nosso município tem oferecido de políticas públicas nesse segmento”, disse Ana Mary.

Melhorias no Centro de Abastecimento e Estação Nova

O deputado Zé Neto destacou a importância do Centro de Abastecimento e da Feira da Estação Nova e cobrou que intervenções sejam feitas nos locais a fim de auxiliar os feirantes.

“O município precisa recuperar o Centro de Abastecimento, transferindo o atacado para fora do contorno da cidade e ampliar o varejo para que tenhamos um centro funcionando adequadamente com a sua força recuperada e com espaços para remanejamento de parte dos ambulantes da cidade sem que eles percam em definitivo as suas atividades econômicas”, declarou.

O deputado acredita que o mesmo deve ser feito com a Feira da Estação Nova, ao opinar que a mesma deve funcionar semanalmente com toda manutenção necessária e estrutura adequada. “Para mim, a Estação Nova tem que funcionar a semana toda, priorizando que os ambulantes possam trabalhar e garantir o seu sustento ali naquele espaço”, pontuou.

Para Zé Neto as duas partes estão perdendo

“Atualmente, todos estão perdendo e é preciso ter coragem para enfrentar a situação, com capacidade de modernizar a cidade e não deixar de lado as questões sociais. Para tanto, venho aqui, como líder do governo, me colocar à disposição desse debate trazendo a possibilidade, inclusive, de buscar linha de financiamento, se possível, com a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), por que o município terá que ter recursos para reestrurar espaços”, afirmou.

Segundo Zé Neto, o comércio, que hoje é muito forte nos shoppings e nas lojas da cidade, com certeza, também agradece ao comércio informal iniciado no município. “Temos que encontrar um termo de convivência. O que não vai resolver é tirar todo mundo de um dia para a noite do Centro de Feira sem encontrar uma alternativa, por que assim teremos mais problemas do que soluções. Ou se investe para valer em estrutura e condições adequadas, ou o problema não será solucionado”, destacou.

Programa Vida Melhor pode ajudar os informais

O programa estadual “Vida Melhor” visa garantir aos pequenos empreendedores melhoria na sua atividade, estimulando a produção e a comercialização e possibilitando a ampliação da renda e o desenvolvimento social. Segundo o líder do governo, o Estado poderia, através do Programa, garantir o fomento aos ambulantes e humanizar ainda mais o trabalho das categorias. “Também está aqui o companheiro Adriano Costa, que representa o Programa Vida Melhor em Feira de Santana, à disposição para necessários diálogos para tratar esse assunto como uma situação urgente e prioritária e que representa muito para Feira de Santana e região”, pontuou Zé Neto.

Zé Neto e a luta junto aos informais

Na oportunidade, Zé Neto lembrou que construiu uma caminhada junto aos ambulantes e camelôs de Feira. “Lembro de quando pegou fogo no Feiraguai e fomos em busca de que se permitisse a construção dos primeiros espaços de alvenaria e hoje o Feiraguai está dando exemplo de organização”, disse.

Desde 1991, período em que foi criado o maior centro comercial do município de Feira de Santana, mais conhecido como Feiraguai, Zé Neto tem acompanhado os comerciantes na busca de uma alternativa que viabilize a comercialização das mercadorias de forma ordenada, sendo inclusive um dos principais responsáveis pela transferência desses comerciantes da Praça João Pedreira para a Praça Presidente Médici, onde funciona atualmente.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323