O deputado estadual Zé Neto esteve reunido na manhã de quinta-feira (20/11) com Roberto Muniz, novo secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária para apresentação de propostas ligadas ao elo da Cadeia Produtiva do Leite.
Essas propostas estão contidas na carta “Caminhos do Leite na Bahia”, resultante de seis meses de reuniões com diversos setores ligados a cadeia produtiva do leite, dentre eles, a Faeb e Senar, Sicm, Casa Civil, Sedes, Setre, Secti, Seplan, Seagri, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sebrae, Econsult, Abase, Conab, Concrab, Ebal, Ebda, Desenbahia e Sindileite. As propostas têm como objetivo tornar a Bahia auto-suficiente na produção de leite numa estimativa de quatro anos, elevando a capacidade deste setor produtivo na geração de emprego, renda e ocupação.
Zé Neto apresentou ao secretário problemas que persistem na produção de leite, como: produtos de baixa qualidade, baixo nível de sofisticação dos produtos, grande importância do mercado informal e desatualização tecnológica dos lacticínios. O deputado também conversou sobre a criação de um fórum para discussão da câmara técnica e da criação de uma marca de leite na Bahia.
O secretário após tomar conhecimento da dimensão dos problemas, ficou de colaborar junto ao deputado, nessa nova luta para melhor qualidade, não só da distribuição da produção de leite como nos demais produtos lácteos.
Na ocasião Zé Neto entregou ao secretário a proposta técnica para elaboração do plano diretor de desenvolvimento sustentável da avicultura da Bahia e o convidou para audiência pública que discutirá o assunto, e que será realizada no próximo dia 27, na Casa Legislativa.