Z Neto visita agentes de sade do baixo-sul e defende ampliao do quadro e melhoria nas condies de trabalho

Nova reunião este mês deve viabilizar curso técnico para os agentes de saúde e de endemias, que, segundo defende Zé Neto, deveriam ser categorias unificadas e ampliadas


O município de Taperoá, no baixo-sul da Bahia, recebeu, nesta sexta-feira (13), um encontro entre o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto (PT), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate as Endemias (ACE) que atuam nos municípios de Valença, Nilo Peçanha, Ituberá e da própria Taperoá, municípios da região da Costa do Dendê.

“É muito importante essa organização que os agentes têm e eu, particularmente, gosto muito de sair do gabinete, do ar condicionado, e participar de eventos como esse, que retratam a parte mais importante da política que é o contato direto com a população. Com os agentes temos uma relação há quase 22 anos que sempre foi pautada por fidelidade e trabalho. Essa vinda ao interior fortaleceu o mandato e a melhor interlocução com o governo do estado e o governo federal”, avaliou o parlamentar. 

Durante o evento, realizado no salão nobre da Câmara de Vereadores da cidade, Zé Neto se comprometeu a intermediar uma reunião dos agentes com a Diretoria de Atenção Básica (Dab) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) com o objetivo de agilizar o processo de formação técnica dos agentes. Essa foi uma demanda trazida pela categoria durante o evento. 

Segundo os relatos, os municípios estão em diferentes situações quanto à capacitação, sendo que alguns já concluíram o primeiro dos dois módulos e os outros nem iniciaram a formação, no caso dos agentes de saúde. Já os agentes de endemias também participarão da reunião com a Dab, que deve ocorrer ainda este mês em Salvador, para que pleiteiem um curso técnico. Zé Neto parabenizou o bom relacionamento entre a prefeitura de Taperoá e os agentes.

Para o governista, o momento é de aproveitar a ampliação no estado do Programa de Saúde da Família (PSF) - que ganhou 500 novos postos nos últimos seis anos - e a implantação, pelo governo federal, do Programa Mais Médicos, para defender o necessário aumento do quadro de agentes, tanto de endemias quanto de saúde. O parlamentar defende ainda uma política de estado que unifique as atividades dos ACE e dos ACS, considerando serem essas carreiras que se complementam e têm o mesmo grau de importância no dia-a-dia da população.

"Esses e outros programas relacionados à atenção à saúde básica só terão o resultado esperado se aumentarmos o número de agentes comunitários em todo o estado. Essa é mais uma bandeira que defendo em prol do atendimento que é dado a população, mas também em apoio à luta dos agentes comunitários que precisa ser fortalecida", afirmou Zé Neto. 

Com o microfone aberto para participação dos presentes, foi possível debater melhorias nas condições de trabalho, questões do piso salarial, agendas da categoria e a necessidade de aumentar o tipo de endemias combatidas pelos ACE. “Zé Neto é um companheiro antigo dessa causa, esse eu posso dizer que é meu amigo e que se preocupa de verdade em encaminhar as demandas dos agentes”, discursou Roque Honorato, representante da Federação Baiana das Associações dos Agentes Comunitários de Saúde. Também compareceram no evento a secretária de Ação Social e primeira-dama de Taperoá, Christiane Guimarães, o secretario municipal de Saúde, Dario Martins, e o presidente da AACOST, Valney Souza.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323