Secretrio Albino Rubim apresenta Poltica Cultural do Estado na Assembleia Legislativa

Durante o encontro, o secretário também falou sobre  projetos do Estado para a cultura

Para fazer uma explanação da Política Cultural do Estado da Bahia, o secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, participou de encontro promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (17), à pedido do presidente da Comissão, o deputado estadual Àlvaro Gomes (PCdoB).

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, parabenizou a iniciativa do deputado Álvaro Gomes e a participação de Rubim, ao prestar contas e falar sobre os trabalhos que estão sendo realizados na área cultural. “Isso reafirma o compromisso do governo Wagner em estar sempre tratando com transparência a administração pública do Estado”.

Em primeiro momento, o secretário destacou as principais ações que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela Secult. Na oportunidade, Rubim pontuou a ampliação da territorialização, através de projetos, caravanas, encontros, construção de centros culturais, entre outros; a ampliação do Fundo de Cultura da Bahia, de editais setoriais anuais e novos editais, a criação do Calendário das Artes; diálogos interculturais, com as diferentes tribos; além da parceria de projetos com outras secretarias estaduais.

“Nas caravanas culturais, por exemplo, fazemos uma espécie de amostra cultural para as regiões mostrarem o que há em cada um de seus municípios, nos possibilitando ver como a cultura atua nessas cidades. Todas as ações que a gente vem realizando, em conjunto com as demais secretarias do Estado nos levam a ter uma presença e uma relação constante com a cultura baiana. Não podemos pensar a cultura de forma isolada”, afirmou.

Rubim falou sobre a reforma e criação de Centros de Cultura, como o Amélio Amorim, em Feira de Santana, que, em maio, foi entregue, totalmente reestruturado, à população. “Assim como em outros municípios, Feira apresenta hoje seu maior Centro Cultural”, disse.

Demandas à Assembleia Legislativa

O secretário ainda destacou projetos que estão sendo encaminhados à Assembleia Legislativa para aprovação na Casa. Segundo Rubim, um Plano Nacional da Cultura já foi criado, agora é criar o Plano Estadual de Cultura.

“No ano passado trabalhamos esse projeto, com o apoio do Ministério da Cultura, e esse ano já colocamos o Plano Estadual de Cultura em consulta pública, discutimos com as comunidades e estamos mandando para a Assembleia Legislativa a fim de que a Bahia tenha esse plano fruto do diálogo com as conferencias. A partir desse plano, o Estado saberá como deve investir, como deve atuar no âmbito da cultura. Esse e o Plano Estadual do Livro e Leitura são planos que orientam a ação do Estado, além de desenvolver políticas de longo prazo. Então a idéia é dar uma certa estabilidade política ao segmento cultural”.


Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323