Um pouco da histria de Feira

Feira de Santana completa hoje 180 anos de existência, em franco desenvolvimento. Há pouco tempo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou números confirmando a população de mais de  600 mil habitantes, dado que mostra que a segunda cidade baiana é maior do que oito capitais brasileiras. Uma história que começou no século XIX e que segue os caminhos do amplo crescimento.

A cidade originou-se de uma fazenda na paróquia de São José das Itapororocas. A Fazenda recebia o nome de Santana dos Olhos D'Água e ali passava a estrada, por onde as boiadas passavam com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro. Os donos daquela fazenda eram católicos fervorosos e construíram uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana e São Domingos.

Com o movimento de vaqueiros  viajantes, formou-se uma feirinha. Quando da sua fundação, no século XVIII, os poucos moradores existentes saciavam sua sede com a água existente nos "Olhos D'Água", fonte localizada na fazenda dos colonizadores portugueses e fundadores da cidade -- Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa -- e nos diversos minadouros e tanques a cidade. Afirma-se que o grande propulsor do desenvolvimento  feirense, no seu início, foi a atividade pecuária.

A Lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873 elevou a vila à categoria de cidade, como o nome de Comercial Cidade de Feira de Santana. A "Princesa do Sertão", como foi apelidada por Ruy Barbosa em 1919, traz, então, desde suas raízes, características que ainda hoje fazem parte de seu cotidiano: a religiosidade de seu povo, a situação de entroncamento de estradas e as intensas atividades econômicas. No dia 18 de setembro é comemorado o aniversário da cidade porque nessa data, em 1833, o presidente da Província da Bahia, Joaquim Pinheiro de Vasconcelos, criou o Arraial de Feira de Santana, adotando a decisão autorizado pelo Governo Imperial em 13 de novembro do ano anterior.

DESENVOLVIMENTO

A partir da década de 1960, a cidade intensificou seu crescimento demográfico. A população da cidade, que era de 131.707 pessoas no censo de 1970, mais que quadruplicou em 40 anos, com uma média de crescimento populacional de 4,76% ao ano, porcentagem e crescimento inclusive maior do que a da maioria das capitais brasileiras no mesmo período, quando a média nacional era de 3,6%.35. Quem morou na cidade desde a década de 1970 e lembra que a urbanização da cidade começava a transpor a Avenida do Contorno havia poucas linhas de ônibus e comparado aos números atuais, não havia distinção entre bairros residenciais e comerciais na cidade, edificações com altura de no máximo cinco andares, além de não haver significativos núcleos industriais e nem existia universidade, nem aeroporto na cidade.

36 Novas entidades e realizações surgiram então: a fundação da Associação Comercial  do Feira Tênis Clube, a abertura de estradas unicipais, o início da construção e conclusão da nova Rodovia Feira-Salvador, a inauguração da Rádio Sociedade de Feira de Santana, pavimentação de ruas arteriais da cidade, a construção da Biblioteca Municipal, do Matadouro Municipal, a inauguração do Fórum Filinto Bastos, da atual Estação Rodoviária,  do Parque Agropecuário João Martins da Silva. Em 1967 foi fundado o Centro das Indústrias de Feira de Santana e em 1970 criou-se em Feira de Santana o Centro Industrial do Subaé CIS), que apoia as indústrias instalada,s proporcionando meios para que as novas indústrias sejam ampliadas.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323