I Semana de Vigilncia Sanitria e Sade Ambiental acontece entre os dias 23 e 25 de setembro na Assembleia Legislativa

Zé Neto e Marcelino Galo apóiam evento, que vai contar com exposições de técnicos e dirigentes da Anvisa, Ministério da Saúde e Sesab

Será realizada, entre os dias 23 e 25 de setembro, segunda e quarta-feira da semana que vem, na Assembleia Legislativa da Bahia, a I Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, cujo objetivo é discutir temas relacionados à atuação deste setor na Bahia.

O evento é uma realização da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) - com o apoio dos mandatos dos deputados Zé Neto e Marcelino Galo, ambos do PT -, devendo contar com a presença de representantes do parlamento e dos setores produtivo, governo e sociedade civil. Realizarão exposições no evento, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Sesab.

A abertura do evento acontece às 14h, no Plenarinho, onde também será realizado o painel “Segurança do paciente com enfoque no risco sanitário”. Na terça-feira (24), às 09h, no mesmo local, será realizado o painel “Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano” e, às 14h, o painel “Consulta Pública ANVISA n° 37, de agosto de 2013, sobre  inclusão produtiva com segurança sanitária”. No dia 25 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório Jutahy Magalhães, acontece a Audiência Pública com o tema “Descentralização e Financiamento em Vigilância Sanitária”.

A programação do evento é composta ainda por exposição de mídias visuais (pôsteres, folhetos, filmes, entrevistas) e mesas redondas sobre as áreas de atuação da  Vigilância Sanitária.

Vigilância  Sanitária

A  Vigilância  Sanitária é definida  pela Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) como  “um  conjunto  de ações  capaz  de  eliminar,  diminuir,  ou  prevenir  risco  à  saúde  e  de  intervir  nos problemas  sanitários  decorrentes  do  meio  ambiente,  da  produção  e  circulação  de bens  e  da  prestação  de  serviços  de  interesse  da  saúde”.

As ações de vigilância sanitária são de fundamental importância para a saúde pública, pois  situam-se no âmbito da prevenção e controle dos riscos, proteção e promoção da saúde, exercendo  um papel importante na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) em função da sua ação regulatória sobre os produtos e insumos, de sua ação normativa e fiscalizatória sobre os serviços prestados e de sua permanente avaliação e prevenção do risco à saúde. A vigilância sanitária se situa no âmbito da intervenção nas relações sociais  de produção e consumo e tem sua dinâmica vinculada ao desenvolvimento científico e tecnológico e a um conjunto de processos que perpassam o Estado, o mercado e a sociedade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323