Salvador: ministro da Sade visita postos de sade atendidos pelo 'Mais Mdicos'

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a subsecretária estadual da Saúde, Suzana Ribeiro, visitaram na manhã desta sexta-feira (27), em Salvador, dois postos de saúde que receberam profissionais do programa ‘Mais Médicos’. As unidades ficam em regiões populares de difícil acesso e com histórico de violência, o que afastava os médicos do bairro. 
 
“No primeiro diagnóstico, foram detectadas 16 mil vagas para médicos em unidades de saúde que existem no Brasil. Hoje, estivemos em Nova Constituinte, onde um posto inaugurado em 2004 ficou a maior parte desses nove anos sem médico. Ali, a população conta agora com dois profissionais”, disse a subsecretária estadual da Saúde.
 
Cento e três médicos contratados pelo programa do governo federal estão começando a trabalhar em 30 cidades baianas. Esta é apenas a primeira fase do ‘Mais Médicos’ e a previsão é que até o fim de 2014 todas as cidades tenham profissionais para atender à população.
 
De acordo com Padilha, a garantia de médicos atendendo em postos de saúde básica vai ter impactos positivos em todo o Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso vai diminuir a fila em hospitais e prontos-socorros, porque as pessoas começam a se cuidar mais perto do lugar onde moram e começam a entender que a saúde vem antes do hospital”.
 
Ele destacou ainda a valorização do programa aos médicos que querem atender em unidades mais pobres e trabalhar de segunda a sexta. “São pessoas que estão dispostas a se dedicar e melhorar a saúde das pessoas, que sabem que o cuidado e a atenção estão antes de qualquer exame de hospital”. 
 
Sentimento de estar colaborando
 
Um dos novos médicos a atuar em Salvador é a potiguar Helenita Monte de Hollanda. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atende no posto de saúde de Alto do Cruzeiro e vai coordenar uma equipe de saúde da família. Para ela, as dificuldades que possa enfrentar serão recompensadas pelo sentimento de estar colaborando com a melhoria da saúde no bairro.
 
“Estamos aqui para fazer a diferença e colocar em prática a estratégia de saúde da família, que é uma das melhores de nosso sistema. O início foi muito bom, fui bem recebida, a unidade está reformada, tem dentista, enfermeiro, e a população já começou a procurar”, afirmou Helenita.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323