Estado forma segunda turma de Agroecologia da Regio de Irec e lder do governo prestigia solenidade

“Quando assumimos o governo, o Estado tinha exatos 4.016 matriculados na rede de Educação Profissional, em 15 cursos técnicos. Hoje, temos mais de 64 mil matriculados em 80 cursos” destacou Zé Neto

Familiares, amigos, educadores e autoridades políticas reuniram-se neste sábado (28), no Clube Social de Canarana, para a formatura de mais 28 técnicos da segunda turma de Agroecologia da Região de Irecê  oferecida no Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo através do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do governo do Estado.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da solenidade ao lado do prefeito da cidade, Reinan Oliveira (PT); da diretora regional de Educação, Maria Araújo Barreto; do ex-prefeito de Irecê, Zé das Virgens, do vereador Neguinho da Fazenda (PT), dentre outras autoridades.

Oradora da turma, a estudante Valdicléia da Silva Marques expôs o sentimento dos demais colegas de classe. “Esse passo, para mim, foi maravilhoso. Isso para mim não é só uma formatura, nem só um diploma, é a abertura para novos horizontes, o orgulho de poder dizer que sou técnica e que sou capacitada para ajudar a produzir e, consequentemente, ajudar a desenvolver minha cidade respeitando ao meio ambiente. Saio deste curso de cabeça erguida e, se no ano que vem, tiver oportunidade, faço outro curso”, disse, para vibração dos presentes.

Para a diretora do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo e coordenadora do curso técnico, Marta Rosa de Souza “se antes havia uma educação voltada para os desvalidos da sorte, hoje se busca contribuir para a formação de um cidadão pleno”. Ela pontuou que a Bahia é o Estado com maior população rural do Brasil e o maior número de pessoas vivendo da agricultura familiar, o que torna necessária a formação de profissionais capacitados para lidar com esta realidade. “Cursos como este, que direciona a formação de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia e possam continuar a viver em seus locais de origem, são fundamentais”, disse.

Paraninfo da turma, o prefeito Reinan Oliveira elogiou o trabalho da diretora Marta à frente do colégio e do curso de Agroecologia. “Os frutos falam por seu trabalho. Agora, os recém-formados vão trabalhar pelo socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável, ajudando no desenvolvimento de nossa cidade. Essa turma é prova de que, com trabalho e determinação, a gente sempre pode ir além”, disse Reinan ao parabenizar aos estudantes. Ele ainda destacou o papel de Zé Neto junto à prefeitura da cidade. “O deputado Zé Neto tem sido um grande parceiro, sempre ouvindo nossas demandas e procurando atendê-las”, destacou.

Números

 “Quando assumimos o governo, o Estado tinha exatos 4.016 matriculados na rede de Educação Profissional, em 15 cursos técnicos, em 34 unidades escolares, em 22 municípios. Hoje, temos mais de 64 mil matriculados em 80 cursos, 34 Centros de Educação Profissional e 103 escolas de ensino médio que oferecem cursos profissionalizantes, em 123 cidades. Esses dados são prova do compromisso do ex-presidente Lula, da presidente da Dilma e do governador Jaques Wagner com o crescimento pessoal de nossa gente”, disse Zé Neto ao parabenizar ao secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e ao superintendente de Educação Profissional na Bahia, Antonio Almerico Biondi Lima, pelos esforços quem vem sendo realizados. “Por essas e outras ações, em nosso país, agora, o nosso povo entende que é possível chegar mais longe”, completou o parlamentar.

A diretora regional de educação apresentou dados referentes à região de Irecê. “Desde o início do Governo Wagner, em 2007, o Estado tem dado atenção à educação profissional. O território de Irecê em 2007, por exemplo, tinha apenas um curso técnico de Educação Profissional da Rede Estadual. Atualmente, temos 11 cursos técnicos de nível médio (PROEJA Fundamental), um de qualificação profissional, um Centro Territorial de Educação profissional e duas escolas de ensino médio que oferecem cursos profissionalizantes. Contudo, números são o que menos importa para a gente, o que vale mesmo é a formação de pessoas, a partilha de conhecimento”, destacou a titular da Direc 21, Maria Araújo Barreto, ao salientar que o PROEJA é um programa de inclusão.

“Como dizia Mahatma Gandhi, ‘temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo’. Nosso mundo é Canarana e vamos continuar arregaçando as mangas para torná-la uma cidade cada vez melhor para nossa gente através da educação”, disse um dos professores do curso, Carlos Nei.

Na foto, com lideranças políticas, companheiros do PT na cidade, a titular da Direc 21, Maria Araújo Barreto e o aluno mais velho e destaque na turma de Agroecologia, Lourivaldo Araújo de Souza, mais conhecido como Louro Fotógrafo.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323