Banco de Leite Humano do Hospital Clriston Andrade volta a funcionar

Atualmente o BLH do Clériston é referência no país e atende não apenas aos pacientes do SUS

Referência no país não apenas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, foi reinaugurado, na manhã desta terça-feira (01). O equipamento completa 26 anos de fundação em 10 de novembro e estava desativado há cerca de um ano e meio. A reforma da estrutura física foi realizada em parceria com a Faculdade Anísio Teixeira (FAT).

Estiveram presentes no evento representantes do HGCA e da FAT, que frisaram a importância do aleitamento materno para a saúde da criança. O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, também marcou presença por reconhecer a importância do BLH.

Diretor médico do HGCA, José Carlos Carvalho Pitangueiras salientou a importância da reativação do banco, pois se trata do primeiro banco de leite a se tornar referencia na Bahia, em 1991.

Graciete Vieira, coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), informou que, desde 1987, o HGCA já conta com um Banco de Leite Humano que atende a crianças cujas mães não puderam amamentá-las. A reforma vai oferecer mais conforto para as mães e para os recém nascidos. De acordo com Graciete, a unidade realiza palestras com pacientes e profissionais da saúde sobre a importância da amamentação para a prevenção de doenças e realiza campanhas de incentivo ao aleitamento materno.

Quem também esteve presente na solenidade da reforma foi Suelly Pinto, coordenadora do Banco de Leite Humano (CLH) e professora de enfermagem da FAT. Ela apontou que o aleitamento materno é fundamental e contribui, inclusive, para a redução da taxa de mortalidade infantil. Suelly comemorou a parceria entre a FAT e o HGCA. Para ela, a parceria vai contribuir também para a formação de seus estudantes de enfermagem, que aprenderão o quanto a amamentação é essencial para que o bebê tenha uma vida saudável.

 Reforma

A reforma da estrutura física inclui pintura, recuperação do mobiliário, renovação de portas, construção de um novo banheiro e de uma nova sala de administração, climatização do ambiente com a instalação de dois aparelhos de ar condicionado. Conforme informou Suelly Pinto, a reforma deixou a ambiente mais humanizado. De acordo com a coordenação, o banco de leite recebe, hoje, doação de 15 mães e atende às crianças do berçário, da UTI neonatal – recém nascidos prematuros e de baixo peso, e as que fazem parte do Método Canguru – recém nascidos que possui alguma doença grave.

Em todo Brasil os procedimentos executados nos Bancos de Leite Humano são supervisionados pela Vigilância Sanitária dos estados e Municípios, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323